Honda dá vexame mundial no ranking de vendas de carros elétricos

Com apenas 12,5 mil carros elétricos vendidos no mundo inteiro em 2023, a poderosa Honda amarga um obscuro 67º lugar no ranking global

25 mai 2024 - 11h00
Honda Prologue: modelo 100% elétrico vendido nos Estados Unidos
Honda Prologue: modelo 100% elétrico vendido nos Estados Unidos
Foto: Honda / Guia do Carro

A Honda deu um vexame mundial no ranking anual de vendas de carros elétricos. Com apenas 12,5 mil unidades vendidas em 2023, a poderosa montadora japonesa amargou um obscuro 67º lugar na classificação global dos veículos elétricos a bateria (BEVs).

Para dar uma ideia da péssima colocação da Honda, ela aperece atrás de marcas totalmente desconhecidas como Bestune, Feifan, Hycan, Togg, Venucia e Karry, para citar apenas algumas. Os números foram divulgados pelo site europeu Car Industry Analysis.

Publicidade

Duas marcas americanas famosas, Cadillac e Jeep, também aparecem em péssimas posições, 65º e 66º lugar, respectivamente. Porém, a Cadillac é uma marca de luxo e a Jeep é uma marca dedicada a SUVs. A Honda, não. Trata-se de uma marca global, generalista, e que costuma estar à frente nas inovações da indústria automobilística.

O vexame da Honda tem a ver com o titubeio da marca em aderir aos carros elétricos. Na década passada, ao apresentar modelos de vanguarda, a Honda dava a impressão que poderia liderar esse mercado, mas mudou de ideia e segue pesquisando veículos a hidrogênio. A exemplo da Honda, outras marcas japonesas, como Toyota e Nissan, também tiraram o pé do acelerador na questão dos carros elétricos.

Mesmo assim, a Nissan ocupa o 18º lugar com 118 mil vendas, à fente da Ford, Volvo, GWM Ora, Neta, Peugeot e Renault, que são marcas que investem nos carros elétricos. A Toyota aparece em 28º lugar com 85,5 mil vendas no ano passado.

Honda Saloon elétrico começa a ser produzido em 2026
Foto: Honda / Guia do Carro

O 1º lugar no ranking anual de carros elétricos é da Tesla com 1,808 milhão de vendas. Em 2º ficou a BYD com 1,570 milhão. Além dessas duas marcas, nenhuma outra conseguiu chegar à casa de 500 mil carros vendidos no ano passado.

Publicidade

A chinesa Aion (marca da GAC) aparece em 3º com 480 mil, seguida da Wulling (também chinesa) e da Volkswagen, ambas com 423 mil vendas globais. 

Para reverter a situação, a Honda anunciou um investimento de 10 trilhões de ienes (R$ 332 bilhões) para eletrificar totalmente a sua linha de veículos até 2030. Segundo a CNN, os planos incluem a criação de uma nova família de carros elétricos batizada de 0 Series,. A Honda pretende lançar sete novos modelos neste período.

Com seus futuros projetos, "a Honda planeja reduzir o peso dos carros elétricos em até 100 kg na comparação com a média atual", disse a CNN. A montadora japonesa espera que os Honda 0 Series tenham alcance de pelo menos 480 km.

Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações