A Ford Ranger acaba de completar 30 anos no mercado brasileiro em 2025. Apresentada oficialmente no Salão do Automóvel de São Paulo em 1994, já na segunda geração, e chegou ao mercado no ano seguinte. Em 2025, a picape produzida em General Pacheco (Argentina) já registrou mais de 30.000 unidades emplacadas até novembro, um crescimento de 9% no ano.
Ford Ranger chegou ao Brasil em 1995
A primeira Ranger foi lançada nos EUA em 1982, como opção menor e mais econômica que a grande F-150. Inicialmente ela era equipada somente com cabine simples e motores a gasolina. No Brasil, a Ranger chegou ao mercado em 1995, nas versões XL com cabine simples e STX com cabine estendida, importada dos EUA. Em 1996, ela começou a ser produzida na fábrica de Pacheco.
A terceira geração estreou em 1998 com a opção de cabine dupla e, em 2012, a quarta geração chegou ao país com novo visual e mais tecnologia, agora como um produto global. A Ranger atual de quinta geração, foi lançada em 2023 no Brasil como modelo 2024 e conquistou cinco estrelas nos testes do Latin NCAP.
Atual geração da Ranger chegou ao mercado brasileiro em 2023
Com plataforma nova, a quinta geração da Ford Ranger tem como destaque no interior a central multimídia de 12” e acesso sem fio para Android Auto e Apple CarPlay, além do câmbio eletrônico E-Shifter. O motor diesel V6 3.0 que equipa as versões Limited, XLT e XLS oferece 250 cv e 600 Nm, sempre com a transmissão automática de 10 velocidades e a tração 4WD.
A suspensão, direção e freios também foram aprimorados. Entre outras tecnologias, a Ford Ranger conta com piloto automático adaptativo com stop & go, assistente de frenagem de ré, monitoramento de ponto cego com cobertura de reboque, câmeras 360° e atualizações over-the-air.
Ranger terá versão híbrida flex em 2027
A linha dispõe também das versões XL, XLS e Black com motor 2.0 Panther turbodiesel. Em 2023 a linha foi ampliada com a versão esportiva Raptor. Inspirada nos modelos de competição no deserto, ela traz um motor V6 3.0 biturbo de 397 cv, amortecedores de competição Fox e diferencial dianteiro e traseiro blocantes.
Em 2027, será a vez da nova Ford Ranger Híbrida Plug-in, primeira versão eletrificada da picape, que será produzida na fábrica de Pacheco e lançada no Brasil em 2027. Ela terá um inédito motor flex desenvolvido pela engenharia da Ford no Brasil.