A Ford quer voltar a fazer sucesso no mercado europeu e para isso recorreu à parceria com a Renault. A aliança anunciada nesta segunda-feira (09) permitirá à Ford lançar pelo menos dois carros elétricos na Europa, utilizando a plataforma Ampr EV da Renault, a mesma plataforma usada nos Renault 4 e 5, compactos elétricos que fazem sucesso por lá.
Portanto, um dos próximos veículos elétricos da Ford deverá se tornar o sucessor do Fiesta, que a marca descontinuou em 2023, após oito gerações e quase cinco décadas.
A motivação para a parceria inusitada é para que a marca americana tente recuperar a fatia de mercado que perdeu. Em 2005 tinha 8,3% dos emplacamentos na Europa e a fatia caiu para 2,9% em 2025. Essa queda reflete a decisão de parar de produzir modelos de volume como o próprio Fiesta, Ka e Focus.
O segundo modelo provavelmente será um crossover elétrico baseado no Renault 4, com a intenção de substituir o Puma Gen-E em algum momento no futuro.
A Ford deixou claro que seus novos modelos elétricos serão "veículos distintos com a marca Ford." Portanto é de se esperar um design exclusivo por fora e por dentro e um ajuste de suspensão condizente com o comportamento dinâmico da marca.
Porém o hardware será o mesmo da Renault, assim como, os propulsores, que no caso do Renault 4 e 5 são dianteiros de 121 cv ou 215 cv e as baterias com capacidades de 40 kWh a 52 kWh.
Daqui a dois anos poderemos esperar um carro elétrico com as mesmas dimensões do Fiesta e custando cerca de 25.000 euros (o mesmo preço do Renault 5), será que fará sucesso?
A parceria também renderá bons frutos entre os comerciais leves segundo os executivos de ambas as fabricantes.