A Citroën já testa no Brasil o novo Basalt híbrido, que estreia em 2026 com sistema MHEV de 12V compartilhado com Fiat e Peugeot na versão topo de linha Dark Edition, que traz o motor 1.0 turbo flex de 130 cv. O novo Citroën Basalt híbrido deve ser lançado no Brasil no segundo semestre do ano que vem, já como linha 2027, e promete consumo até 10% menor. As informações são do site Autos Segredos.
Basalt híbrido estreia em 2027
O Basalt terá exatamente o mesmo conjunto MHEV de 12V já aplicado em modelos como Fiat Pulse, Fastback e Peugeot 208 e 2008. Mais simples e de menor custo, o sistema combina duas baterias de 12V – uma de chumbo-ácido, localizada no cofre do motor, e outra de íon de lítio, instalada sob o banco do motorista – conectadas pelo módulo DBSM (Dual-Battery Switch Module).
Outro componente central é o motor elétrico de 12V e 3 kW, que substitui alternador e motor de partida. Acoplado diretamente ao motor a combustão, ele contribui em retomadas, reduz o esforço do motor a combustão e melhora a eficiência do conjunto. De acordo com a Stellantis, a redução do consumo chega a 10%.
Assim como nos outros modelos equipados com o conjunto eletrificado da Stellantis, o sistema híbrido do Citroën Basalt estará associado ao motor 1.0 turbo flex de 125/130 cv de potência (gasolina/etanol) e 200 Nm de torque. O câmbio será o conhecido automático do tipo CVT com simulação de sete marchas.
Apenas para a versão topo de linha
Assim como acontece com os modelos da Peugeot, o sistema híbrido leve deve estrear apenas na versão Dark Edition, lançada em setembro como a opção topo de linha do Basalt. Não são esperadas mudanças de design no SUV cupê, que foi lançado em 2024 no mercado brasileiro.