A BMW tem planos ambiciosos para o futuro, embora não tenha seguido a mesma estratégia de eletrificação total que algumas rivais adotaram nos últimos anos. O foco está na nova plataforma Neue Klasse, que marcará uma nova fase tecnológica para a marca, assim como fez na década de 1960, quando o nome foi usado pela primeira vez em uma revolução da linha.
O primeiro modelo dessa nova geração já é conhecido: o iX3, apresentado no Salão de Munique de 2025. Mas ele é somente o início. A fabricante bávara também prepara uma nova geração do Série 3, que contará com versões a combustão, híbrida e totalmente elétrica. Esse modelo, inclusive, já teve seu design preliminar registrado no INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial).
Como de costume em registros industriais, o visual final ainda não aparece em detalhes, mas o formato da carroceria revela boa parte do que virá. A nova geração chegará em um momento oportuno, uma vez que o atual Série 3 foi lançado em 2018 e começa a dar sinais de cansaço. O design seguirá as referências do conceito Vision Neue Klasse, com uma dianteira mais retrô e elegante, abandonando as grandes grades duplas dos modelos recentes.
Desenho final terá detalhes clássicos da BMW
Nas laterais, o sedã manterá a tradicional curva Hofmeister na coluna C, mas com superfícies mais limpas e maçanetas embutidas nas quatro portas. A traseira deve adotar lanternas horizontais e traços geométricos, em linha com o SUV iX3.
Apesar da forte campanha em torno do nome Neue Klasse, ele não será usado nos carros de produção. A marca manterá sua nomenclatura tradicional, e o modelo elétrico será chamado BMW i3, enquanto as versões a combustão continuarão a se chamar Série 3.
A principal mudança será na identificação dos motores: o sufixo "i" deixará de ser usado nos modelos a combustão, para evitar confusão com os elétricos. Assim, por exemplo, o M340i passará a se chamar M350.
Por dentro, o novo Série 3 deverá herdar a tela panorâmica de 17,9 polegadas do iX3, que se estende até o centro do painel. Ainda assim, a BMW promete manter botões físicos para funções essenciais. "Não se trata de eliminar controles ou botões; essa não é a nossa visão", afirmou a marca, destacando que pesquisas internas indicam que os motoristas ainda preferem comandos manuais para ajustes como o volume do som.
No Brasil, o atual Série 3 parte de R$ 346.950 na versão 320i GP e chega a R$ 892.950 no M3 Competition. A nova geração deve trazer aumentos moderados, enquanto o futuro i3 elétrico será mais caro, refletindo o custo adicional da tecnologia.
O iX3, primeiro modelo da Neue Klasse, já estreou em 2025, e o novo Série 3 deve ser revelado até o fim deste ano, com lançamento previsto para 2027.
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