BWM registra no Brasil a nova geração do Série 3, chamada de Neue Klasse

Próximo Série 3 vai mudar radicalmente em relação ao atual e virá elétrico e com novo padrão de cabine tecnológica da marca alemã; veja as fotos

8 nov 2025 - 15h01

A BMW tem planos ambiciosos para o futuro, embora não tenha seguido a mesma estratégia de eletrificação total que algumas rivais adotaram nos últimos anos. O foco está na nova plataforma Neue Klasse, que marcará uma nova fase tecnológica para a marca, assim como fez na década de 1960, quando o nome foi usado pela primeira vez em uma revolução da linha.

O primeiro modelo dessa nova geração já é conhecido: o iX3, apresentado no Salão de Munique de 2025. Mas ele é somente o início. A fabricante bávara também prepara uma nova geração do Série 3, que contará com versões a combustão, híbrida e totalmente elétrica. Esse modelo, inclusive, já teve seu design preliminar registrado no INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial).

Publicidade

Como de costume em registros industriais, o visual final ainda não aparece em detalhes, mas o formato da carroceria revela boa parte do que virá. A nova geração chegará em um momento oportuno, uma vez que o atual Série 3 foi lançado em 2018 e começa a dar sinais de cansaço. O design seguirá as referências do conceito Vision Neue Klasse, com uma dianteira mais retrô e elegante, abandonando as grandes grades duplas dos modelos recentes.

Desenho final terá detalhes clássicos da BMW

Nas laterais, o sedã manterá a tradicional curva Hofmeister na coluna C, mas com superfícies mais limpas e maçanetas embutidas nas quatro portas. A traseira deve adotar lanternas horizontais e traços geométricos, em linha com o SUV iX3.

Apesar da forte campanha em torno do nome Neue Klasse, ele não será usado nos carros de produção. A marca manterá sua nomenclatura tradicional, e o modelo elétrico será chamado BMW i3, enquanto as versões a combustão continuarão a se chamar Série 3.

A principal mudança será na identificação dos motores: o sufixo "i" deixará de ser usado nos modelos a combustão, para evitar confusão com os elétricos. Assim, por exemplo, o M340i passará a se chamar M350.

Publicidade
BMW iX3 2026
BMW iX3 2026
Foto: BMW/Divulgação / Estadão

Por dentro, o novo Série 3 deverá herdar a tela panorâmica de 17,9 polegadas do iX3, que se estende até o centro do painel. Ainda assim, a BMW promete manter botões físicos para funções essenciais. "Não se trata de eliminar controles ou botões; essa não é a nossa visão", afirmou a marca, destacando que pesquisas internas indicam que os motoristas ainda preferem comandos manuais para ajustes como o volume do som.

No Brasil, o atual Série 3 parte de R$ 346.950 na versão 320i GP e chega a R$ 892.950 no M3 Competition. A nova geração deve trazer aumentos moderados, enquanto o futuro i3 elétrico será mais caro, refletindo o custo adicional da tecnologia.

O iX3, primeiro modelo da Neue Klasse, já estreou em 2025, e o novo Série 3 deve ser revelado até o fim deste ano, com lançamento previsto para 2027.

Siga o Jornal do Carro nas redes sociais!

Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se