"Não à toa o campeão é brasileiro, vocês são demais", diz gerente de Brawlhalla

Brand Manager de Brawlhalla destaca importância dos fãs no desenvolvimento do game

18 out 2024 - 16h51
(atualizado às 18h10)
Joshua Kenneth, gerente de marca de Brawlhalla
Joshua Kenneth, gerente de marca de Brawlhalla
Foto: AvcF / Reprodução

Na Brasil Game Show 2024, o Terra Game On entrevistou Joshua Kenneth, gerente de marca (Brand Manager) de Brawlhalla, um dos games F2P mais populares atualmente.

Ele destacou a importância da comunidade, como ela contribuiu para que Brawlhalla seja o que é atualmente, como personagens famosos entraram no game e mais. 

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Game On: Obrigado por nos conceder essa entrevista, Kenneth! Brawlhalla foi lançado oficialmente em 2017, e há 9 anos se contarmos o beta. Como você avalia a trajetória do game até aqui: 

Joshua Kenneth: Honestamente, tem sido uma trajetória interessante e divertida. Várias coisas nós não tínhamos ideia de que estaríamos fazendo até aqui, por exemplo, acabamos de colocar Mega Man no game, já incluímos Darth Vader, Bob Esponja e outros, tem sido realmente demais, e a comunidade tem estado conosco esse tempo todo. Nós temos muita sorte de ter uma comunidade de fãs tão acolhedora.

Game On: Sobre a comunidade, ela também é bastante expressiva, certo? Isso incentiva vocês mais?

Joshua Kenneth: Sim, certamente, pois nós precisamos desse feedback. Como nosso jogo é gratuito e nós costumamos lançar atualizações mais ou menos a cada 3 semanas, nós queremos saber o que os fãs acham do que incluímos no jogo, os ajustes, queremos saber o que eles querem e esperam do jogo. Então, sim, nós apreciamos que o pessoal seja bastante expressivo, pois as opiniões e anseios dos fãs permitiram que o jogo hoje seja melhor do que nunca. 

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Game On: Nesse sentido, de que formas os comentários da comunidade influenciaram no game?

Joshua Kenneth: Como nós temos tantos canais de comunicação e tantos fãs do mundo inteiro, nós tentamos filtrar todas essas mensagens e identificar um tema em comum, na linha: "os fãs têm sido positivos quanto a isso, ou negativos quanto aquilo" e então buscar entender o que a comunidade está tentando dizer. Por exemplo, quando alguém diz "isso é uma porcaria" ou "isso é forte demais", entendemos que essas reclamações são sobre balanceamento. Ninguém diz diretamente que o jogo precisa ser atualizado, mas as vezes dizem que tal coisa parece datada, então entendemos que precisa ser atualizada. Por isso que atualizamos o game constantemente, e inclusive um novo personagem, King Zuva, acabou de ser adicionado.  

Game On: Brawlhalla é um jogo free to play desde seu lançamento. Como tem sido manter esse modelo desde o início?

Joshua Kenneth: o modelo free to play era o que nós queríamos desde o princípio. Nós sempre quisemos um game que fosse de graça para todos e o mais acessível possível, que qualquer um de qualquer lugar pudesse jogar Brawlhalla com seus amigos. Outra coisa importante é que ninguém precisa gastar dinheiro para ficar bom no jogo, o jogador só gasta para ter um visual bacana, para ter itens cosméticos. E nós chegamos até aqui sempre ouvindo a comunidade, as pessoas que jogam e se envolvem diretamente com o game, isso foi fundamental. Em resumo, durante esses 9 anos nós temos ouvido a comunidade e ajustado nossa visão em relação ao que os fãs têm dito sobre o game. 

Game On: Como Brand Manager de Brawlhalla, você poderia explicar aos leitores seu trabalho?

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Joshua Kenneth: Meu trabalho consiste em assegurar que tudo em volta do game esteja funcionando. Por exemplo, ano passado nós atualizamos o logo como uma forma de renovar o game, também trabalho em conjunto com o time de relações públicas e gerentes de comunidade para tratar do feedback dos fãs e levar isso aos time de desenvolvimento do jogo. Então, de certa forma, tudo o que você vê no jogo teve uma parte do meu trabalho envolvida.  

Game On: Falando em marca, como é o processo para incluir personagens famosos no game? 

Joshua Kenneth: Honestamente é muito legal ter personagens famosos no jogo, eu pessoalmente joguei muito Street Fighter na minha vida, então é sensacional ter alguns personagens desse jogo em Brawlhalla. Então identificamos um personagem com potencial pra entrar, imaginamos como ele seria no jogo e trabalhamos maneiras de incluí-lo. Mega Man, por exemplo, ele faz parte da nossa cultura gamer, ele é tão importante...esse é o primeiro passo: ficamos animados com o personagem? Em seguida, nós entramos em contato com o dono da marca, nesse caso a Capcom, fizemos uma proposta a eles, pedimos dicas sobre o personagem deve aparecer aqui e ali...aí eles nos deram o sinal positivo! Foi assim que Mega Man entrou no jogo. 

Game On: Houve algum personagem difícil de incluir? Alguma empresa complicou o processo para vocês?

Joshua Kenneth: Não, pelo contrário. Uma coisa que nos orgulhamos foi como ao longo dos anos nós construímos uma excelente relação com diversas empresas de licenciamento. Mesmo personagens muito famosos, como os de Star Wars, Bob Esponja, WWE, nós não tivemos dificuldade de incluí-los. Tem sido tranquilo trabalhar com essas empresas.

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Game On: Além da questão do licenciamento, quais outros critérios para escolher um personagem convidado?

Joshua Kenneth: Há sim, claro. Como falei, nós temos que curtir o personagem, mas também ouvimos a comunidade para saber se eles pedem esse ou aquele personagem e então trabalhamos para tentar incluí-lo no jogo. Nós fazemos de tudo para fazer tanto a comunidade quanto os desenvolvedores felizes, e curioso que às vezes há uma grande diferença de percepção. Por exemplo, ano passado, após incluirmos Avatar: The Last Airbender no jogo, nossa comunidade perguntou: será que podemos ter Bob Esponja? E nos perguntamos: "Será que podemos?" (risos) E assim nós corremos atrás para ter no jogo. 

Game On: Brawlhalla começou como um jogo para PCs e hoje está disponível em todas as plataformas. Como foi portá-lo para tantos sistemas?

Joshua Kenneth: Levar Brawlhalla para todos os sistemas atuais, Playstation, Xbox, Switch, não foi uma tarefa fácil. Como já disse, esse foi o nosso objetivo desde o início: todo mundo pudesse jogar em todo lugar. Então sim, foi uma proeza técnica colocar o jogo em todos os sistemas e uma prova do quão incrível o time de desenvolvimento é. Todo mundo, designers, programadores são incríveis.   

Game On: E como tem sido o trabalho de balanceamento, uma vez que Brawlhalla tem vários tipos de lutadores?

Joshua Kenneth: O balanceamento é feito tanto em função do feedback da comunidade quanto do lado do E-Sports. Do lado da comunidade, analisamos a experiência do jogador médio, enquanto que o lado E-Sport nos dá a experiência dos jogadores hardcore. O grande desafio do nosso time de desenvolvimento é encontrar um ponto médio entre o que o jogador mais casual e o mais hardcore experimentam, e eles têm feito um trabalho fantástico nesses 9 anos. É um trabalho difícil, pois não apenas eles têm que ajustar o personagem no jogo, como também como a sensação que esse personagem tem que passar, ele não pode ser poderoso demais e quebrar o jogo.  

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Game On: Sem ficar em cima do muro, qual o seu personagem favorito?

Joshua Kenneth: fico contente em ter perguntando isso! A minha favorita é a Fait, ela usa uma foice e uma orbe, ela pode ver o futuro, é uma lutadora mágica. Eu gosto dela demais, tudo dela é demais. Já o personagem com quem eu mais jogo é o Ragnir, ele é meu "main", nas minhas mais de 3000 horas jogando Brawhalla, ele deve ter umas 2000. Agora, com relação à comunidade, entre os jogadores ranqueados, Mordex é o preferido, inclusive foi o personagem de vários campeões mundiais.  

Game On: Para encerrar a entrevista, você gostaria de deixar uma mensagem à comunidade brasileira de Brawlhalla?

Joshua Kenneth: Sim, claro! Quero agradecer muito a vocês por terem sido tão acolhedores e nos terem dando tanto apoio desde o início. Não é à toa que o atual campeão mundial é um brasileiro! De novo, muito obrigado a todos vocês, também por curtirem bastante nosso jogo. Espero vocês em Brawlhalla não importa em que plataforma e onde estiverem jogando - e sim eu ainda jogo! Enfim, obrigado e espero vocês no game!

Fonte: Game On
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