Game On entrevista Naoki Hamaguchi, diretor de Final Fantasy VII Remake Intergrade

O Terra Game On conversou na Brasil Game Show 25 com Naoki Hamaguchi, diretor do projeto do remake de Final Fantasy VII

17 out 2025 - 12h43
(atualizado em 18/10/2025 às 08h42)
Game On entrevista Naoki Hamaguchi, diretor de Final Fantasy VII Remake Integrade
Game On entrevista Naoki Hamaguchi, diretor de Final Fantasy VII Remake Integrade
Foto: Reprodução / AvcF

O Terra Game On conversou na Brasil Game Show 25 com Naoki Hamaguchi, diretor do projeto Final Fantasy VII Remake, sobre os desafios que envolvem um game tão grande para várias plataformas, assim como a mudança de perspectiva, dele, um antigo fã para agora estar liderando um projeto tão importante.

Confira abaixo:

Publicidade

Terra Game On: Hamaguchi-san, muito obrigado por nos conceder esta entrevista. Para começar, em 1997 quando o Final Fantasy VII original foi lançado exclusivamente para PlayStation, ele ficou fora de um console Nintendo pela primeira vez. Agora, quase 30 anos depois, Final Fantasy retorna ao Nintendo Switch 2 na forma de Final Fantasy VII Remake Integrade. Você tem uma sensação diferente de ver um Final Fantasy de volta em um console Nintendo?

Naoki Hamaguchi: Eu tenho algumas sensações sobre isso. Quando Final Fantasy VII saiu em 1997 eu ainda era adolescente, então eu vivi isso como jogador, de ver o Final Fantasy sair para o PlayStation em vez do Nintendo 64. Na época, quando eu era jogador, eu tive consoles da Sony e da Nintendo, eu gostava dos dois, e agora, 30 anos depois, eu sou o responsável, como desenvolvedor, por trazer Final Fantasy de volta pra um console Nintendo, então eu sinto como se fosse uma coisa do destino, é como se tivesse um sentido maior.

Terra Game On: O projeto do remake de Final Fantasy VII começou seu desenvolvimento no PlayStation 4, depois passou para plataformas mais poderosas, como o PlayStation 5 e o Xbox Series, e agora chega ao Nintendo Switch 2. Resumidamente, como é converter um game grandioso como Final Fantasy VII Remake para plataformas tão diferentes entre si?

Publicidade

Naoki Hamaguchi: Hoje em dia o desenvolvimento multiplataforma tem sido feito de forma bem mais fluida, então quando a adaptação para o Nintendo Switch 2 foi anunciada, não precisou haver grandes mudanças de cronograma. Acho que a maior diferença para conseguir esse feito é porque hoje em dia a gente tem um time de desenvolvimento principal e os times que fazem a adaptação para cada plataforma separadamente. Isso faz com que não haja a necessidade de grandes mudanças de cronograma e período de desenvolvimento mesmo quando há algum anúncio posterior de uma versão para outras plataformas. 

Terra Game On: Os dois títulos já lançados de Final Fantasy VII Remake têm várias diferenças narrativas em relação ao game original. Como você e sua equipe decidem quais detalhes serão alterados ou removidos?

Naoki Hamaguchi: Primeiro, temos a questão que o jogo foi dividido em três partes, e segundo, de já ter uma história que muitos fãs já conhecem. Então um dos principais pontos que a gente priorizou foi que a progressão da história não se resumisse ao jogador assistir aquilo que ele já conhece, nós sempre tentamos buscar formas para instigar o jogador a manter o interesse pelo jogo e pela história. Por isso a gente sempre pensa nesse desafio de sempre manter os jogadores empolgados, que eles fiquem na expectativa do que pode acontecer, principalmente com relação a esse novo capítulo que está por vir. Nosso desafio é manter todo mundo curioso sobre como essa história vai se fechar.

Fonte: Game On
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se