Nintendo diz ao Game On na BGS 2025 como tem se aproximado do público brasileiro

Pilar Pueblita, relações públicas da Nintendo para a América Latina, comentou este e outros assuntos com a gente no evento

15 out 2025 - 16h23
Nintendo diz ao Game On na BGS 2025 como tem se aproximado do público brasileiro
Nintendo diz ao Game On na BGS 2025 como tem se aproximado do público brasileiro
Foto: Reprodução / AvcF

O Terra Game On teve a oportunidade de entrevistar Pilar Pueblita, relações públicas da Nintendo para a América Latina, durante a Brasil Game Show 2025.

A conversa abordou vários assuntos, como a evolução da Nintendo no Brasil, e o que a companhia tem feito para se aproximar do público brasileiro. 

Publicidade

Terra Game On: Pilar, há quanto tempo você tem trabalhado como Relações Públicas para a Nintendo? E nesse período, qual é a sua percepção do mercado brasileiro?

Pilar Pueblita: Eu trabalho com Relações Públicas há 17 anos para a Nintendo. Tenho vindo em eventos aqui no Brasil desde 2018, e desde então eu pude perceber a enorme paixão que os brasileiros nutrem pela Nintendo, é uma coisa incrível. Eu já vi crianças pequenas, famílias, pessoas da minha geração demonstrarem esse amor pela Nintendo, e a diferença que vejo da primeira vez que estive aqui até hoje é a presença que a Nintendo tem atualmente neste país.

Por exemplo, em 2018, a Nintendo não tinha nenhum game em exibição aqui na BGS com suporte para português brasileiro, e agora nós temos 13 ou 14 jogos com esse idioma aqui no evento. Então o que mudou nesses anos foi a presença da Nintendo, queremos nos aproximar do público. O comercial de TV que a Nintendo lançou exclusivamente para o mercado brasileiro é um exemplo disso. A paixão do público sempre esteve presente, mas agora podemos dizer: "Obrigado por todo o amor e por todo apoio de vocês".

Publicidade

Terra Game On: Você mencionou a localização dos jogos. É possível medir o impacto que a localização do português brasileiro teve aqui no Brasil?

Pilar Pueblita: Infelizmente eu não tenho um número de vendas, mas o que posso dizer é que temos tido muitas respostas do público nas redes sociais. Voltando a 2018, a Nintendo não tinha nenhum game com suporte a português brasileiro, e nós ouvíamos muitos pedidos, muitos comentários a esse respeito.

Agora é completamente diferente, nós tivemos Zelda Tears of the Kingdom localizado há alguns meses. Aqui no evento nós temos Super Mario Galaxy 1 e 2 localizados para português pela primeira vez, e a resposta do público, dos consumidores têm sido muito positiva. Então, o sentimento geral é muito positivo. Do lado da Nintendo, essa também é uma forma de demonstrar nosso compromisso com o Brasil e uma forma de agradecer os brasileiros por todo seu apoio.

Terra Game On: Falando sobre a Nintendo e público brasileiro, o comercial que a Nintendo lançou recentemente é mais uma demonstração desse compromisso?

Pilar Pueblita: Sim, definitivamente. Como eu mencionei, a Nintendo quer alcançar cadas vez mais pessoas aqui no Brasil, como aqui na BGS, que temos participado nos últimos anos, nós anunciamos um Nintendo Mall Tour em 6 países da América Latina, 14 cidades, sendo 5 aqui no Brasil, então este é um compromisso em se aproximar do público aqui.

Publicidade

O comercial tem a mesma intenção, foi um comercial que a Nintendo decidiu fazer exclusivamente para o público brasileiro, que foi de fato filmado no Brasil com atores brasileiros. Então definitivamente foi uma forma de se aproximar do público, falar em sua língua e mostrar essa representação do público brasileiro.

Terra Game On: Sobre acesso aos jogos, uma questão que é sempre difícil é o preço. Existe algum critério para localizar os preços dos produtos vendidos aqui?

Pilar Pueblita: Os preços dos produtos Nintendo no Brasil dependem de vários fatores, e a política de preços varia de país para país da região. Então não há um único fator particular que determina o preço, então é uma questão multifatorial que depende de cada país.   

Terra Game On: O primeiro Nintendo Switch foi lançado no Brasil três anos depois do resto do mundo. Agora, o Nintendo Switch 2 teve lançamento simultâneo com o mercado internacional. Como você tem percebido a evolução da Nintendo no mercado brasileiro? 

Publicidade

Pilar Pueblita: Esse é o compromisso que a Nintendo tem com o mercado brasileiro. O Brasil é uma prioridade para a Nintendo na região da América do Sul, no mercado latino, e trazer o console na data oficial de lançamento é uma forma de demonstrar esse compromisso, que trabalhamos duro para dar aos consumidores brasileiros mais opções de acesso aos produtos Nintendo.

Terra Game On: Você notou aqui no evento um microcosmo do público brasileiro, há os fãs entusiastas, famílias, jogadores casuais. Em resumo, como é na sua visão o desafio da Nintendo para alcançar todos esses públicos?

Pilar Pueblita: Para cada desafio, nós vemos uma oportunidade. Uma oportunidade para falar com cada perfil de jogador através do lançamento de um tipo de jogo diferente, dos diferentes recursos que o Nintendo Switch 1 e 2 têm para cada público. Então nós temos muitas oportunidades aqui. 

Terra Game On: Para encerrar, você gostaria de deixar uma mensagem ao público brasileiro e aos "nintendistas"?

Pilar Pueblita: Eu adoro essa palavra "nintendistas"! Para todos vocês, deixo meu muito obrigada por toda sua paixão, todo seu amor, por todo o carinho que vocês têm pelos jogos, pelas franquias, os personagens! Muito obrigada e espero que vocês continuem curtindo os jogos que virão em breve para o Nintendo Switch 1 e 2 e fiquem ligados em mais detalhes para o Nintendo Mall Tour aqui no Brasil! Mais uma vez obrigada a todos vocês!

Publicidade
Fonte: Game On
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se