O Terra Game On teve a oportunidade de entrevistar Pilar Pueblita, relações públicas da Nintendo para a América Latina, durante a Brasil Game Show 2025.
A conversa abordou vários assuntos, como a evolução da Nintendo no Brasil, e o que a companhia tem feito para se aproximar do público brasileiro.
Terra Game On: Pilar, há quanto tempo você tem trabalhado como Relações Públicas para a Nintendo? E nesse período, qual é a sua percepção do mercado brasileiro?
Pilar Pueblita: Eu trabalho com Relações Públicas há 17 anos para a Nintendo. Tenho vindo em eventos aqui no Brasil desde 2018, e desde então eu pude perceber a enorme paixão que os brasileiros nutrem pela Nintendo, é uma coisa incrível. Eu já vi crianças pequenas, famílias, pessoas da minha geração demonstrarem esse amor pela Nintendo, e a diferença que vejo da primeira vez que estive aqui até hoje é a presença que a Nintendo tem atualmente neste país.
Por exemplo, em 2018, a Nintendo não tinha nenhum game em exibição aqui na BGS com suporte para português brasileiro, e agora nós temos 13 ou 14 jogos com esse idioma aqui no evento. Então o que mudou nesses anos foi a presença da Nintendo, queremos nos aproximar do público. O comercial de TV que a Nintendo lançou exclusivamente para o mercado brasileiro é um exemplo disso. A paixão do público sempre esteve presente, mas agora podemos dizer: "Obrigado por todo o amor e por todo apoio de vocês".
Terra Game On: Você mencionou a localização dos jogos. É possível medir o impacto que a localização do português brasileiro teve aqui no Brasil?
Pilar Pueblita: Infelizmente eu não tenho um número de vendas, mas o que posso dizer é que temos tido muitas respostas do público nas redes sociais. Voltando a 2018, a Nintendo não tinha nenhum game com suporte a português brasileiro, e nós ouvíamos muitos pedidos, muitos comentários a esse respeito.
Agora é completamente diferente, nós tivemos Zelda Tears of the Kingdom localizado há alguns meses. Aqui no evento nós temos Super Mario Galaxy 1 e 2 localizados para português pela primeira vez, e a resposta do público, dos consumidores têm sido muito positiva. Então, o sentimento geral é muito positivo. Do lado da Nintendo, essa também é uma forma de demonstrar nosso compromisso com o Brasil e uma forma de agradecer os brasileiros por todo seu apoio.
Terra Game On: Falando sobre a Nintendo e público brasileiro, o comercial que a Nintendo lançou recentemente é mais uma demonstração desse compromisso?
Pilar Pueblita: Sim, definitivamente. Como eu mencionei, a Nintendo quer alcançar cadas vez mais pessoas aqui no Brasil, como aqui na BGS, que temos participado nos últimos anos, nós anunciamos um Nintendo Mall Tour em 6 países da América Latina, 14 cidades, sendo 5 aqui no Brasil, então este é um compromisso em se aproximar do público aqui.
O comercial tem a mesma intenção, foi um comercial que a Nintendo decidiu fazer exclusivamente para o público brasileiro, que foi de fato filmado no Brasil com atores brasileiros. Então definitivamente foi uma forma de se aproximar do público, falar em sua língua e mostrar essa representação do público brasileiro.
Terra Game On: Sobre acesso aos jogos, uma questão que é sempre difícil é o preço. Existe algum critério para localizar os preços dos produtos vendidos aqui?
Pilar Pueblita: Os preços dos produtos Nintendo no Brasil dependem de vários fatores, e a política de preços varia de país para país da região. Então não há um único fator particular que determina o preço, então é uma questão multifatorial que depende de cada país.
Terra Game On: O primeiro Nintendo Switch foi lançado no Brasil três anos depois do resto do mundo. Agora, o Nintendo Switch 2 teve lançamento simultâneo com o mercado internacional. Como você tem percebido a evolução da Nintendo no mercado brasileiro?
Pilar Pueblita: Esse é o compromisso que a Nintendo tem com o mercado brasileiro. O Brasil é uma prioridade para a Nintendo na região da América do Sul, no mercado latino, e trazer o console na data oficial de lançamento é uma forma de demonstrar esse compromisso, que trabalhamos duro para dar aos consumidores brasileiros mais opções de acesso aos produtos Nintendo.
Terra Game On: Você notou aqui no evento um microcosmo do público brasileiro, há os fãs entusiastas, famílias, jogadores casuais. Em resumo, como é na sua visão o desafio da Nintendo para alcançar todos esses públicos?
Pilar Pueblita: Para cada desafio, nós vemos uma oportunidade. Uma oportunidade para falar com cada perfil de jogador através do lançamento de um tipo de jogo diferente, dos diferentes recursos que o Nintendo Switch 1 e 2 têm para cada público. Então nós temos muitas oportunidades aqui.
Terra Game On: Para encerrar, você gostaria de deixar uma mensagem ao público brasileiro e aos "nintendistas"?
Pilar Pueblita: Eu adoro essa palavra "nintendistas"! Para todos vocês, deixo meu muito obrigada por toda sua paixão, todo seu amor, por todo o carinho que vocês têm pelos jogos, pelas franquias, os personagens! Muito obrigada e espero que vocês continuem curtindo os jogos que virão em breve para o Nintendo Switch 1 e 2 e fiquem ligados em mais detalhes para o Nintendo Mall Tour aqui no Brasil! Mais uma vez obrigada a todos vocês!