Aos 64 anos, o veterano produtor Shinji Hashimoto, que por décadas trabalhou em jogos de peso para a Square Enix (incluindo sucessos como Kingdom Hearts), resolveu sair da aposentadoria para voltar a trabalhar em jogos para celular. Mas não em um título qualquer, e sim em um game baseado no universo da consagrada franquia da Capcom, Resident Evil.
Por vídeo conferência, Hashimoto nos explicou um pouco do processo de trabalhar em um game para celular, assim como esse projeto foi uma oportunidade de realizar um antigo sonho.
Terra Game On: Muito obrigado por nos conceder essa entrevista direto aí do Japão! Para começar, o senhor tem muita experiência na indústria dos games, Como Resident Evil entrou na sua vida?
Shinji Hashimoto: Lá em 1996, eu trabalhava na Square Enix, em jogos de RPG para o PlayStation. Então veio Resident Evil, que causou um choque em toda a indústria, pois enquanto todos tentavam fazer jogos cheios de ação, com muita fantasia, jogos de guerra, muitos tiros, em Resident Evil você não tinha nada disso. O jogo era vazio, você não tinha recursos, sua temática era de terror, com corredores onde de repente surgia um zumbi sobre você. Eu como criador fui muito influenciado por Resident Evil, e embora eu pudesse colocar alguma coisa de terror nos RPGs em que trabalhei, eu nunca pude fazer um game como Resident Evil.
Anos depois, quando eu me aposentei, a Capcom me perguntou se eu gostaria de contribuir em algum projeto para eles, eu disse que sim, e eles responderam que se eu tivesse uma boa idéia, eles me dariam uma IP. Foi quando toda a inspiração dos anos do PlayStation veio à tona e eu aproveitei a chance para fazer parte do projeto de Resident Evil: Survival Unit. É por isso também que esse é um projeto especial para mim.
Terra Game On: O que você acha que os novos jogadores buscam em um game Resident Evil? Como apresentar essa franquia a um novo público?
Shinji Hashimoto: Como produtor de jogos, sempre que surge uma oportunidade, é sempre um desafio tentar buscar o maior público possível e atrair novas audiências para um projeto. Eu tive a honra de ter sido chamado para este Resident Evil, para concebê-lo de uma forma que ainda não tinha sido feita. Foi um projeto interessante para começar, pois apresentamos esse novo conceito tanto para os fãs dos games clássicos quanto para novos públicos, então fizemos o projeto de Survival Unit de forma a atrair ambos ao mesmo tempo.
Terra Game On: Falando mais do lado da história da franquia, antes de Resident Evil, a Capcom produziu um game chamado Sweet Home para o Famicom, que foi a semente que posteriormente geraria Resident Evil. Uma vez que você trabalha em um game derivado da franquia, haveria uma chance de ressuscitar Sweet Home?
Shinji Hashimoto: Essa é uma idéia muito interessante, poderia ficar muito divertido. Mas sabe, apesar de Resident Evil: Survival Unit ser um jogo para celulares, e por causa disso parecer um projeto pequeno, quando ele for lançado estarei ocupado trabalhando em atualizações e adições, assim como seu lançamento no Japão. Mas se Survival Unit fizer sucesso, quem sabe poderei considerar essa ideia, assim como a de outros games.
Terra Game On: Voltando a Resident Evil, a franquia já esteve presente em games portáteis para consoles como o Game Boy Color e o Nintendo 3DS. Esses títulos inspiraram Resident Evil: Survival Unit de alguma maneira?
Shinji Hashimoto: Eu não me inspirei pelos games, mas em World War Z. No filme, os zumbis correm e até sobem paredes, você não tem como escapar, então foi esse tipo de pressão que eu pretendi levar ao jogo. Claro que no celular tudo é menor, há limitações inerentes a essa plataforma, mas sempre podemos usar outros recursos para apresentar uma sensação de pressão inspirada pelo filme.
Terra Game On: Como pudemos ver nos trailers, Resident Evil: Survival Unit exibe personagens famosos da franquia ao lado de "civis", de pessoas comuns. Existe um critério para escolher quem estará presente no game?
Shinji Hashimoto: Quando a Capcom apresentou esse projeto, eles pediram algo novo, o que me abriu uma grande oportunidade para criação. No trailer você viu alguns personagens, mas quando o game sair teremos muitos personagens queridos pelos fãs, alguns dos quais morreram nos jogos. No nosso jogo, porém, eles podem ser salvos e ter suas histórias continuadas. Por exemplo, o Marvin morre em Resident Evil 2, mas no nosso caso, podemos ajudá-lo a escapar da delegacia de polícia, então podemos continuar a história com ele.
Assim, podemos expandir a história do universo de Resident Evil, e temos planos de trazer mais personagens em futuras atualizações, que darão mais oportunidades dos jogadores seguirem novas histórias com eles.
Resident Evil: Survival Unit chega em 2025 para Android e iOS.