Nikoderiko é divertido jogo de plataforma no estilo de Donkey Kong

Game traz aventura colorida e amigável estrelada por dois mangustos

23 out 2024 - 14h09
Nikoderiko é divertido jogo de plataforma no estilo Donkey Kong
Nikoderiko é divertido jogo de plataforma no estilo Donkey Kong
Foto: Reprodução/Knights Peak

Desenvolvido pelo estúdio independente Vea Games e publicado pela Knights Peak, Nikoderiko: The Magical World é um jogo de plataforma 2.5D inspirado em jogos clássicos, tendo como principais influências as séries Donkey Kong Country e Crash Bandicoot.

A aventura, que marca a estreia do estúdio, é protagonizada por um casal de animais antropomórficos, Niko e Luna, dois simpáticos mangustos que vivem em um mundo com outros companheiros baseados em animais diversos. Eles são dois aventureiros que saem em busca de um artefato que foi roubado pelo nefasto Grimbald, um vilão serpente.

Publicidade

Agora, para salvar a ilha e suas tribos, a dupla precisa viajar por sete áreas com a ajuda de seus amigos animais e derrotar o exército de serpentes e outros bichos que vão encontrar pelo caminho.

Uma aventura animada e colorida

O jogo possui um visual de desenho animado muito atraente e colorido, com designs artísticos bem charmosos e cheios de detalhes, incluindo os protagonistas, inimigos e cenários - se você tem crianças em casa, este é um jogo que certamente vai agradá-las em cheio.

Você pode escolher jogar como Niko ou Luna, apesar de não haver nenhuma diferença entre eles, e alternar entre os dois ao começar um novo nível. O jogo também oferece cooperação local para que duas pessoas possam curtir a aventura, o que sempre é bem mais divertido do que jogar sozinho.

Publicidade

Os controles são bem simples e intuitivos, com nossos heróis podendo pular, bater no chão do ar ou deslizar para evitar e derrubar os inimigos. Também é possível derrotar inimigos pulando na cabeça deles, mas nem sempre isso funciona, então tome cuidado.

O jogo possui um visual de desenho animado muito atraente e colorido.
Foto: Reprodução

Além disso, às vezes podemos pegar objetos e jogá-los nos adversários, mergulhar em áreas cheias de água ou usar montarias no mais puro estilo Donkey Kong Country. E para isso temos disponíveis um lagarto que come e cospe os inimigos, um javali que ataca, um sapo que salta muito alto, um morcego para voar e um cavalo marinho para se mover mais rápido e atirar debaixo d'água.

Apesar de contar com uma boa variedade de inimigos, o grande desafio mesmo são as plataformas estrategicamente posicionadas entre fossos perigosos, espinhos e bichos que não podem ser tocados. Este é um jogo de plataforma ao estilo clássico, então boa parte das dificuldades será ter habilidade em pular em plataformas móveis e pequenas, enquanto desvia de outros perigos. O game conta com chefões memoráveis para derrotar no final de cada mundo, cada um com mecânicas únicas para dominar conforme você os combate, passando por várias etapas.

Os níveis possuem temas bem variados com selvas, praias, área nevada, cavernas, um vulcão, entre outros. Algo que eu gostei muito é que em alguns momentos, a jogabilidade muda do 2D para uma perspectiva 3D, com o personagem visto de costas, bem ao estilo de Crash Bandicoot. Infelizmente, esses momentos são bem curtos, mas já servem para dar uma revigorada no gameplay.

Publicidade
Em alguns momentos a jogabilidade muda para uma perspectiva 3D, bem ao estilo de Crash Bandicoot
Foto: Reprodução

Os personagens possuem apenas três corações de energia antes de morrer, mas por outro lado têm vidas infinitas, então não se preocupe com um Game Over aparecendo na tela - embora um placar humilhante nos mostre quantas vezes morremos em um nível. Se você morrer, prepare-se para voltar ao início da fase ou para o último checkpoint visitado (e eles são bem espaçados um do outro), tendo que repetir longos trechos, o que é bem chato.

Como é de praxe em jogos de plataforma, temos muitos itens colecionáveis, como as letras do nome de Niko, uma gema roxa difícil de alcançar em cada estágio, vagalumes, moedas e totens de ouro, chaves gigantes e poções. Esses itens servem de moedas e podem ser gastos em uma loja no jogo, acessada no mapa central. É possível comprar montarias para facilitar sua vida desde o começa do estágio e baús com prêmios aleatórios, contendo ilustrações de personagens, cenários e temas da trilha sonora.

Montarias estão disponíveis para facilitar a vida dos heróis mangustos.
Foto: Reprodução

E falando na trilha sonora, ela conta com belíssimas composições assinadas pelo grande David Wise, conhecido principalmente pela franquia Donkey Kong Country - inclusive, você pode conferir aqui uma recente entrevista que o Game On realizou com o compositor.

A parte dos efeitos sonoros também está bem bacana, com os tradicionais sons dos jogos desse gênero, além de contar com uma boa dublagem em inglês dos protagonistas e de outros personagens, dando um charme a mais para o game - e com a vantagem de ter todos os textos, menus e legendas em português do Brasil.

Publicidade

Considerações

Nikoderiko: The Magical World - Nota 8
Foto: Divulgação / Game On

Nikoderiko: The Magical World marca uma estreia promissora do estúdio independente Vea Games, que nos entregou um jogo muito sólido, agradável e divertido de se jogar, acessível para jogadores de todas as idades, especialmente os mais jovens.

Com belíssimos visuais coloridos, trilha sonora envolvente e jogabilidade fácil e viciante, o jogo tem tudo para oferecer muitas horas de diversão ao melhor estilo dos jogos de plataforma clássicos. Se você curte o gênero ou é fã de Donkey Kong Country, pode ir nele sem medo que é uma aposta segura para diversão.

Nikoderiko: The Magical World está disponível para PlayStation 5, Switch e Xbox Series X/S. Uma versão para PC está atualmente em desenvolvimento.

Esta análise foi feita no PlayStation 5 com uma cópia do  jogo gentilmente cedida pela Knights Peak.

Fonte: Game On
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se