A Praia de Atalaia foi o cenário da vitória de Fernando Lunardelli Toldi no Ironman 70.3 neste domingo, 30. Sob sol forte, ele concluiu o trajeto de 1,9 km de natação, 90 km de ciclismo e 21 km de corrida em 3:48:14, sagrando-se campeão da última etapa da temporada 2025.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Toldi é experiente: é triatleta há quinze anos, sendo onze como profissional, e já foi campeão em provas no exterior (como na Ásia e no Equador em 2024). Ele morou na Austrália na adolescência (onde o surfe era seu esporte principal), aprendendo inglês e trabalhando como chef de cozinha.
Foi na Austrália que o competidor participou de maratonas aquáticas, que o levaram, após o retorno ao Brasil, ao triatlo. Ele é especialista em disputas longas e reconhecido por ser um atleta consistente, figurando sempre entre os top-10 das competições.
Aos 38 anos, Toldi é referência na elite do triatlo nacional, tendo participado do Campeonato Mundial de Ironman em Nice, na França, e sido campeão do Troféu Brasil em setembro. Em Aracaju, ele utilizou toda a sua bagagem para um percurso controlado.
"Fiz uma prova bem inteligente, consegui manter o ritmo, basicamente do começo ao fim, sem oscilar muito, escutando muito bem meu corpo e conseguindo andar naquele limite para não quebrar", analisou em conversa com o Terra.
Em seu perfil no Instagram, o triatleta reúne mais de 40 mil seguidores, com quem compartilha detalhes de sua rotina e competições, sendo sempre muito celebrado pelos fãs a cada conquista.
- Todas as etapas do Ironman Brasil têm patrocínio da Vivo.