O clima de superação marcou a prova do Ironman 70.3 em Aracaju (SE). Neste domingo, 30, cerca de 1.300 atletas foram encorajados pelo público e venceram o forte calor para completar o trajeto de 1,9 km de natação, 90 km de ciclismo e 21 km de corrida. Entre os profissionais masculinos, Fernando Toldi fez 03:48:14 e foi o campeão, enquanto Vitória Lopes anotou 04:13:04 e ficou no lugar mais alto do pódio entre as mulheres. A dupla foi ovacionada ao cruzar o pórtico e retribuiu com muitos sorrisos aos fãs.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
"Fiz uma prova bem inteligente, consegui manter o ritmo, basicamente do começo ao fim, sem oscilar muito, escutando muito bem meu corpo e conseguindo andar naquele limite para não quebrar", analisou Toldi em entrevista ao Terra.
Para ele, os pontos decisivos da prova foram a natação e o início do ciclismo, considerando a corrida como um momento de entrega total. "Assim que você calça o tênis do começo ao final, é o máximo que você consegue entregar", comentou.
Vitória, por sua vez, assumiu que a estratégia traçada para suportar o calor intenso, com sensação térmica chegando perto dos 35ºC, foi bem executada e a ajudou a fazer uma prova controlada, liderando de ponta a ponta. "Está quente demais. Mas eu consegui me hidratar, me suplementar bem, e aí eu acho que eu não senti tanto o quanto tá quente".
"Tive uns probleminhas de lesão, eu tive duas lesões neste ano, eu não consegui dar muita constância nos treinos, então agora que eu estou começando a me sentir bem, ter boas sensações, então eu dedico essa vitória de uma maneira muito especial", vibrou a triatleta, natural de Fortaleza.
As brasileiras Pietra Meneghini, com tempo de 04:34:04, e Mikelle Coelho, com 04:36:52, levaram a prata e o bronze, respectivamente. Entre os homens, houve a presença de um estrangeiro no pódio. O sul-africano Dylan Nortje ficou em terceiro por ter completado a prova em 03:52:11, enquanto o segundo lugar foi assegurado por Filipe Azevedo com 03:50:25.
Esta foi a última etapa do circuito ironman 70.3 em 2025. A disputa garantiu quatro vagas para o Mundial de 2026, em Nice, na França. Além disso, os mais bem colocados vão dividir a premiação de US$ 15 mil, cerca de R$ 80 mil.
- Todas as etapas do Ironman Brasil têm patrocínio da Vivo.