Toldi faz prova 'inteligente' e Vitória Lopes controla o ritmo para vencer o Ironman 70.3 em Aracaju

Campeões superaram temperatura acima dos 30°C para fechar a última etapa da temporada, que distribuiu vagas para o Mundial de 2026

30 nov 2025 - 12h44
Fernando Toldi é campeão da categoria masculina do Ironman 70.3: ‘Concentração’
Video Player

O clima de superação marcou a prova do Ironman 70.3 em Aracaju (SE). Neste domingo, 30, cerca de 1.300 atletas foram encorajados pelo público e venceram o forte calor para completar o trajeto de 1,9 km de natação, 90 km de ciclismo e 21 km de corrida. Entre os profissionais masculinos, Fernando Toldi fez 03:48:14 e foi o campeão, enquanto Vitória Lopes anotou 04:13:04 e ficou no lugar mais alto do pódio entre as mulheres. A dupla foi ovacionada ao cruzar o pórtico e retribuiu com muitos sorrisos aos fãs.

"Fiz uma prova bem inteligente, consegui manter o ritmo, basicamente do começo ao fim, sem oscilar muito, escutando muito bem meu corpo e conseguindo andar naquele limite para não quebrar", analisou Toldi em entrevista ao Terra

Publicidade
Fernando Toldi e Vitória Lopes superaram temperatura acima dos 30°C para fechar a última etapa da temporada
Fernando Toldi e Vitória Lopes superaram temperatura acima dos 30°C para fechar a última etapa da temporada
Foto: Éros Mendes/Terra

Para ele, os pontos decisivos da prova foram a natação e o início do ciclismo, considerando a corrida como um momento de entrega total. "Assim que você calça o tênis do começo ao final, é o máximo que você consegue entregar", comentou.

Vitória, por sua vez, assumiu que a estratégia traçada para suportar o calor intenso, com sensação térmica chegando perto dos 35ºC, foi bem executada e a ajudou a fazer uma prova controlada, liderando de ponta a ponta. "Está quente demais. Mas eu consegui me hidratar, me suplementar bem, e aí eu acho que eu não senti tanto o quanto tá quente".

Vittoria Lopes vence na categoria feminina do Ironman 70.3: ‘Consegui me hidratar bem’
Video Player

"Tive uns probleminhas de lesão, eu tive duas lesões neste ano, eu não consegui dar muita constância nos treinos, então agora que eu estou começando a me sentir bem, ter boas sensações, então eu dedico essa vitória de uma maneira muito especial", vibrou a triatleta, natural de Fortaleza.

As brasileiras Pietra Meneghini, com tempo de 04:34:04, e Mikelle Coelho, com 04:36:52, levaram a prata e o bronze, respectivamente. Entre os homens, houve a presença de um estrangeiro no pódio. O sul-africano Dylan Nortje ficou em terceiro por ter completado a prova em 03:52:11, enquanto o segundo lugar foi assegurado por Filipe Azevedo com 03:50:25.

Publicidade

Esta foi a última etapa do circuito ironman 70.3 em 2025. A disputa garantiu quatro vagas para o Mundial de 2026, em Nice, na França. Além disso, os mais bem colocados vão dividir a premiação de US$ 15 mil, cerca de R$ 80 mil.

  • Todas as etapas do Ironman Brasil têm patrocínio da Vivo.

     

Fonte: Portal Terra
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações