Vendedora de 76 anos faz sucesso no QS da World Surf League, em Guarapari (ES), com espetos de churrasco gigantes inspirados na cidade de Itu, atraindo o público com sabor, tamanho e custo-benefício.
Durante o Qualifying Series (QS) da World Surf League (WSL) na Praia de Ulé, em Guarapari (ES), um destaque fora d'água tem chamado a atenção do público: a barraca do Espetão de Itu, conhecida pelos espetos de churrasco com cerca de 75 cm.
- Está no Tiktok? O Terra Esportes chegou por lá para te manter informado de um jeito diferente e divertido. Siga nosso perfil, curta e compartilhe!
Observando o local das barraquinhas de comidas, foi fácil perceber o sucesso logo no primeiro dia de evento, nesta quinta-feira (20). O tamanho impressiona: são aproximadamente 10 pedaços generosos de carne para saciar o apetite.
O espeto simples custa R$ 20, enquanto a alternativa com arroz e farofa sai a R$ 30. "Eu não conhecia, mas é grande e é carne, então enche", destacou um cliente. "Vim pela fome, assim que vi o tamanho. Vale o custo-benefício", relatou outro. O cardápio traz opções de coração de galinha, carne, medalhão de frango com bacon e a versão mista.
A barraquinha é comandada por Odaiza de Souza, de 76 anos, mas como ela mesma ressaltou em conversa com a reportagem do Terra, "só Iza já está bom". Simpática, a vendedora revelou que teve a ideia de comercializar e batizar os fartos espetos após uma ida a Itu, no interior de São Paulo, também conhecida como a 'cidade dos exageros'.
"Tem uns 30 anos que fui para lá e vi tudo grande. Orelhão, copo, porção de comida, aí resolvi fazer também. Fui eu que lancei aqui no Espírito Santo e hoje todo mundo copia", orgulhou-se.
O segredo, segundo ela, está no tempero. "Não tempero em casa, só aqui, e também tem o molho de alho que eu faço". Perguntada sobre qual opção tem o maior prestígio do público, a comerciante foi sucinta: "todos, já vendi de tudo".
O QS da WSL na Praia de Ulé vai até o próximo domingo, 23. Essa, inclusive, é a primeira vez que o evento acontece no estado do Espírito Santo. Pelo andamento, as disputas acirradas não ficarão apenas dentro do mar. A movimentação na barraca do Espetão de Itu promete causar um alvoroço entre os indivíduos mais famintos. Dona Iza agradece.