Sophia Medina venceu sua bateria no QS da WSL em Guarapari, superando condições adversas com estratégia e apoio do público, avançando à próxima fase do torneio.
Sophia Medina fez bonito no primeiro dia do Qualifying Series (QS) da World Surf League (WSL) na Praia de Ulé, em Guarapari (ES). A surfista somou 7.94 e venceu sua bateria no round de 24 atletas na categoria feminina. Assim, ela avançou à próxima fase do torneio, que será retomado na sexta-feira, 21.
- Está no Tiktok? O Terra Esportes chegou por lá para te manter informado de um jeito diferente e divertido. Siga nosso perfil, curta e compartilhe!
O mar apresentou condições adversas em função da forte ventania no local. Com poucas opções de ondas, foi preciso que Sophia seguisse à risca a estratégia traçada para conseguir performar. Da areia, a surfista era observada pelo padrasto e treinador, Charles Saldanha, que gesticulava a todo o momento para orientá-la.
Ovacionada pelo público ao final da bateria, Sophia comentou sobre a sensação de surfar em um mar com poucas opções de ondas e muito vento. "Estava muito difícil o mar, realmente. Mas também tem muito trabalho. Agradeço a Deus. Ele é o criador de tudo, do mar, e está sempre comigo", celebrou ela.
Pacientemente, a irmã de Gabriel Medina atendeu aos fãs e exaltou o público presente na Praia de Ulé. "Tem muita gente que gosta de surfe aqui, que realmente apoia". Essa, inclusive, é a primeira vez que o estado capixaba recebe uma competição oficial da WSL.
Por fim, a paulista de 20 anos mandou um recado ao irmão, tricampeão mundial da modalidade, e que anunciou nesta quinta-feira o retorno às competições em 2026, após ter um ano marcado por muitas lesões. "Falei com o Bi (Gabriel Medina) que ele precisava voltar. Todo mundo quer vê-lo e agora vou poder torcer", declarou.
O QS da WSL em Guarapari (ES) irá acontecer até o próximo domingo, 23. O torneio garante pontos importantes no ranking sul-americano, além de proporcionar a oportunidade de competição para novos atletas do surfe.