O técnico do Santos, Oswaldo de Oliveira, fez elogios direcionados ao jovem atacante Gabriel Barbosa, 17 anos, após a goleada por 5 a 1 contra o Corinthians, nesta quarta-feira, na Vila Belmiro, pela quarta rodada do Campeonato Paulista. O comandante santista ficou satisfeito com a obediência tática do jogador, apesar da pouca idade, mas externou que, enfim, deve utilizar o centroavante Leandro Damião diante do Botafogo-SP, no sábado.
"Dezessete anos, mas obediente e inteligente, pois estou colado com ele nos treinamentos e procuro orientá-lo. Ele é bem atento, está superando algumas dificuldades, coisa de jovem, e vai amadurecer. No jogo passado deu um passo na frente, hoje fez a pmovimentação do jeito que a gente queria. Ter 17 anos é irrelevante, depende da maturidade. Tem que ter sensibilidade quando reconhecer um talento, seja de 17 ou 30 anos, fazer ele render o melhor da equipe", disse o treinador.
Gabriel marcou o segundo gol em quatro jogos na atual temporada, o segundo na partida desta quarta, após receber cruzamento de Arouca.
O jovem foi o escolhido por Oswaldo para substituir Damião, que ainda não pôde estrear devido a condição do Internacional à liberação da documentação, condicionada ao pagamento da segunda parcela de compra junto, programada para o próximo dia 31. O camisa 9 custou cerca de R$ 42 milhões em transação financiada pelo Grupo Doyen.
Gabigol, como era conhecido na base, foi adaptado a função de centroavante pelo treinador, já que gosta de atuar aberto pelos lados do campo, principalmente pela esquerda.
"Ficamos na expectativa de que no próximo jogo possa participar. Programamos sempre para que ele (Damião) possa jogar, pois a ausência atrapalha no planejamento do trabalho. Espero que possa estrear sábado, será muito interessante", explicou Oswaldo, que externou que deve poupar alguns atletas.
Com a vitória, o Santos chega a dez pontos e assume a liderança do Grupo C do Estadual, considerado o mais equilibrado. A equipe, agora, volta a jogar no próximo sábado, diante do Botafogo-SP, na Vila Belmiro.