O técnico Carlo Ancelotti avaliou o desempenho de Neymar nos últimos confrontos pelo Santos e comentou sobre o "coro" de jogadores brasileiros pela convocação do craque para a Copa do Mundo de 2026. Em entrevista à agência Reuters, o italiano elogiou o camisa 10 santista e destacou o reconhecimento da importância dele para o futebol brasileiro.
Recentemente, vários jogadores brasileiros pediram pelo nome do atacante do Santos na lista final de convocados para o Mundial. Um deles foi Casemiro, do Manchester United, capitão da seleção e homem de confiança de Ancelotti. O italiano ressaltou que Neymar já apresentou evolução em campo, mas também admitiu que não se sente pressionado para tomar uma decisão em levar o jogador ou não para a Copa.
"Quando tem que escolher, tem que considerar muitas coisas. Neste aspecto, Neymar é um jogador importante para este país, pelo talento que demonstrou sempre, e que teve um problema, que está recuperando. Que está trabalhando forte para se recuperar, que está jogando. Que nos últimos tempos melhorou muito, está jogando com continuidade. Obviamente, para mim, é uma decisão não tão simples. Tenho que avaliar bem os prós e os contras. Mas a mim isso não coloca pressão, porque, como disse, há um ano avaliamos não só Neymar, mas todos os jogadores", disse Ancelotti.
"Neymar é muito amado. Não só pelo povo, mas também pelos jogadores. Se você chamar o Neymar, você não vai botar uma bomba no vestiário, porque é muito querido, muito amado. Acho normal cada um dar sua opinião. Agradeço a todos que me deram conselhos", completou.
Em 2026, Neymar disputou 13 partidas pelo Santos e soma 6 gols, além de 3 assistências. Dos últimos 10 jogos da equipe alvinegra, o atacante esteve em campo em 7, números que demonstram uma evolução física do atleta, critérios de grande importância nas escolhas de Ancelotti.
"Eu sou a pessoa mais indicada para tomar essa decisão. Porque a informação que eu tenho sobre todos os jogadores brasileiros neste ano, ninguém tem. Então, eu sou a pessoa mais indicada. Posso fazer uma lista perfeita? Impossível. Mas posso fazer uma lista com menos erros, comparando com outros. Disso, estou seguro", explicou.
Ainda na entrevista, o treinador declarou que a presença ou ausência de Neymar não deve implicar na atmosfera da seleção nesta Copa. "O ambiente externo está controlado, estará controlado até o final da Copa do Mundo. Com ou sem Neymar."
A lista final com os 26 jogadores convocados para representar o Brasil na Copa do Mundo será anunciada na próxima segunda-feira, 18, às 17h (horário de Brasília), em evento que será realizado no Museu do Amanhã, no Rio. A estreia da seleção no Mundial será contra Marrocos, no dia 13 de junho, às 19h (horário de Brasília), no MetLife Stadium, em East Rutherford, Nova Jersey, nos Estados Unidos.