Samuel Oliveira cai na chegada mas vence os 400m T20

23 mai 2024 - 09h36
(atualizado às 12h48)

Mais dois pódios para o Brasil. O Mundial de Atletismo Paralímpico continua a todo vapor em Kobe, e os brasileiros seguem fazendo história! Na manhã desta quinta-feira (23), Samuel Oliveira conquistou o único ouro do dia, nos 400m raso T20. Samuel caiu durante a chegada, mas ficou à frente dos adversários. No momento, o júri está avaliando uma possível eliminação do brasileiro. Mais cedo, Lorraine Aguiar levou a prata nos 100m rasos T12.

samuel
samuel
Foto: 23.05.2024 - SAMUEL OLIVEIRA CONCEICAO Mundial de Atletismo KOBE 2024, no Kobe Sports Park. Takuma Matsushita/CPB. / Olimpíada Todo Dia

Com as três medalhas deste sétimo dia de competições, o Brasil chegou a 33 medalhas no total (dezoito ouros, nove pratas e cinco bronzes). No entanto, viu a diferença para a líder China aumentar, já que estão com 64 pódios (vinte e quatro ouros, vinte e duas pratas e dezoito bronzes). Mesmo assim, a campanha do Brasil continua histórica, e representa o melhor desempenho de todos os tempos.

Publicidade

A primeira medalha veio ainda na quarta-feira (22), com o bronze de Mateus Evangelista na disputa do salto em distância F37 (atletas com paralisia cerebral). Em uma final acirrada, o brasileiro ficou a 13 centímetros da medalha de ouro e perdeu a prata no desempate por apenas um centímetro.

Ouro contestado?

O ouro brasileiro veio na prova dos 400 metros rasos T20. Por lá, Samuel Oliveira assumiu a liderança nos 50m finais, caiu durante a chegada mas cruzou a linhacom o tempo de 47s73, um décimo à frente do colombiano Jhon Sebastian. Completando o pódio veio Muhammad Ammar, da Malásia, com 48s16. Após o término da prova, a Malásia entrou com recurso questionando a ação do brasileiro, alegando que Samuel atrapalhou a chegada de Muhammad Ammar.

O recurso está em ação no júri da World Para Athletics (WPA), entidade que comanda o atletismo paralímpico. A decisão deve sair até a noite desta quinta, no horário de Brasília. Por fim, outro velocista do Brasil esteve presente na final, mas sem pódio. Daniel Tavares anotou o tempo de 48s65 e ficou na quinta posição.

Segunda medalha de Lorraine!

Já a prata veio no detalhe na final feminina dos 100m rasos T12. A dominicana Darlenys de la Cruz liderou a prova com 12s43 e ficou em primeiro lugar. Pouco atrás veio a brasileira  Lorraine Aguiar com 12s58. Esta foi a segunda medalha da brasileira neste Mundial de Atletismo Paralímpico. Antes ela havia conquistado a prata nos 400 metros da mesma classe.

Publicidade

+ SIGA O OTD NO , TWITTER, ,  E FACEBOOK

Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se