Rafaela Silva brilha e conquista o ouro no Grand Slam de Paris de judô em nova categoria

Judoca carioca se sagrou campeã do torneio ao derrotar a mongol Enkhriilen Lkhagvatogoo por ippon

7 fev 2026 - 17h15
(atualizado às 17h38)

O Brasil subiu no lugar mais alto do pódio do Grand Slam de Paris neste sábado, 7, no primeiro dia de disputa do torneio. Rafaela Silva superou Enkhriilen Lkhagvatogoo, da Mongólia, na decisão e conquistou o ouro na categoria até 63kg.

Publicidade
Rafaela Silva, judoca brasileira, celebrando o ouro no Grand Slam de Paris
Rafaela Silva, judoca brasileira, celebrando o ouro no Grand Slam de Paris
Foto: Divulgação/IJF / Estadão

A brasileira de 33 anos dominou a final e aplicou um ippon sobre a adversária com apenas 39 segundos de combate. Antes disso, Rafa passou pela japonesa Kirari Yamaguchi, pela holandesa Joanne Van Lieshout e pela italiana Carlotta Avanzato.

"Difícil dizer o quanto estou feliz. Essa medalha representa muita coisa para mim. Me preparei muito, abri mão de parte das férias, precisava estar bem, bem fisicamente, bem mentalmente, começar bem a temporada", desabafou a atleta.

"É muito especial voltar para Paris, subir ao pódio novamente, ser campeã desse Grand Slam. É um lugar que significa muito pra mim, aqui eu vivi um dos momentos importantes da minha carreira, com o bronze olímpico, sempre fui muito bem recebida por todos. Foi uma semana muito especial", completou.

A conquista de Rafaela Silva veio poucas semanas depois da judoca deixar o Flamengo e retornar ao Instituto Reação, clube onde iniciou na modalidade.

Publicidade

Este foi apenas o terceiro ouro de Rafaela em Grand Slams, o primeiro desde 2023. Campeã olímpica e bicampeã mundial no até 57kg, ela trocou de categoria para o ciclo olímpico até os Jogos de Los Angeles-2028.

Outra judoca brasileira chegou para a disputa de medalhas na abertura da competição em Paris. Larissa Pimenta perdeu o bronze para a alemã Mascha Ballhaus na chave até 52kg.

Dez atletas do Brasil entrarão em ação no segundo dia do Grand Slam francês. David Lima, Gabriel Falcão, Guilherme Schmidt, Leonardo Gonçalves, Wilgner Mendes, Kailany Cardoso, Luana Carvalho, Beatriz Freitas, Karol Gimenes e Giovanna Santos buscarão um lugar no pódio.

Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se