Presidente do Real Madrid diz que Mourinho voltará ao clube, em meio à polêmica sobre vídeo

4 jun 2026 - 18h19

O Real Madrid disse nesta ‌quinta-feira que José Mourinho voltaria a treinar o clube caso seu presidente de longa data, Florentino Pérez, seja reeleito.

A declaração foi feita depois que a mídia portuguesa expressou dúvidas sobre a autenticidade de um vídeo compartilhado pela equipe de Pérez ⁠que parecia mostrar Mourinho confirmando a mudança.

Publicidade

Questionado sobre a veracidade ‌do vídeo, que mostrava Mourinho sorridente, vestindo uma camisa do Real Madrid, dizendo: "Sim!", um porta-voz da campanha de reeleição ‌de Pérez, Jesus Bengoechea, disse à Reuters: "O ‌vídeo é autêntico e foi gravado".

Os porta-vozes de ⁠Mourinho não responderam aos pedidos de comentários.

O vídeo foi postado nas mídias sociais pela equipe de Pérez e exibido no horário nobre da televisão na Espanha na quarta-feira, mas a mídia em Portugal, país de origem de Mourinho, onde ele ‌treina o Benfica, levantou dúvidas de que a filmagem dele tenha ‌sido gerada por ⁠IA.

Sem poder confirmar ⁠a autenticidade do vídeo, a Reuters decidiu retirar suas matérias de texto ⁠e vídeo mais cedo ‌nesta quinta-feira.

Publicidade

A equipe de ‌verificação visual da Reuters analisou o vídeo usando cinco ferramentas de detecção de IA diferentes, mas os resultados foram inconclusivos.

A equipe de campanha de Pérez postou o clipe ⁠no X novamente na noite desta quinta-feira, como conclusão de uma montagem de vídeo intitulada "Mourinho, próximo técnico do Real Madrid", que mostrava o português em ação nas linhas laterais e em entrevistas pós-jogo.

O Real ‌Madrid e o atual clube de Mourinho, o Benfica , se recusaram a comentar o vídeo, embora o Benfica tenha dito ⁠em um comunicado separado que qualquer movimento de Pérez para nomear Mourinho exigiria o pagamento de 15 milhões de euros para rescindir seu contrato.

Pérez, de 79 anos, chefe do Real, está enfrentando o primeiro desafio à sua presidência em 20 anos por parte do magnata espanhol da energia renovável Enrique Riquelme.

Publicidade

Riquelme prometeu transformar o campo de treinamento do clube em um centro social com instalações que incluem um hotel, piscinas, uma academia e atividades destinadas a aproximar os torcedores de um clube que, segundo ele, se afastou deles.

Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
TAGS
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se