Autor do gol do Palmeiras na vitória por 1 a 0 sobre o Corinthians, Flaco López não foi o único jogador palestrino a ganhar o noticiário após o clássico válido pela sétima rodada do Paulistão. Uma atitude de Andreas Pereiras também repercutiu entre os torcedores: o meio-campista ‘cavou’ a marca do pênalti antes da cobrança desperdiçada por Memphis Depay, quando o placar ainda apontava 0 a 0.
- Está no Tiktok? O Terra Esportes chegou por lá para te manter informado de um jeito diferente e divertido. Siga nosso perfil, curta e compartilhe!
Apesar da repercussão, não é possível saber se o lance de malandragem do palmeirense interferiu no escorregão do holandês na hora da cobrança. Mesmo assim, Andreas pode ser punido pela atitude.
Assim como acontece em todas as partidas organizadas pela Federação Paulista de Futebol (FPF), os lances polêmicos são analisados pela Procuradoria de Justiça Desportiva do TJD-SP para o oferecimento de eventuais denúncias.
Ou seja, a depender da interpretação da Procuradoria, Andreas pode ser punido de acordo com o Código Brasileiro de Justiça Desportiva. Ao Terra, Luiz Marcondes, advogado, professor de Direito Desportivo e presidente honorário do Instituto Iberoamericano de Derecho Deportivo, interpretou o caso como passível de punição em dois artigos.
“No primeiro caso, é possível observar que o atleta Andreas age deliberadamente para danificar o gramado ao lado da marca de penal pouco antes da cobrança. Este ato contraria o princípio do fair play e a ética esportiva, contrariando o espírito do ‘jogo limpo’”, disse o especialista.
Para ele, a Procuradoria pode enquadrar o caso no artigo 250 do CBJD - “Praticar ato desleal ou hostil durante a partida, prova ou equivalente”. Neste caso, Andreas pode ser suspenso de uma a três partidas.
Em outra interpretação, o meio-campista pode ser enquadrado no artigo 258 do CBJD - “Assumir qualquer conduta contrária à disciplina ou à ética desportiva não tipificada pelas demais regras deste Código”. Para esse artigo, a suspensão pode ser de um a seis jogos.
Ninguém do Corinthians foi proteger a cal antes da cobrança de pênalti de Memphis Depay.
Então Andreas Pereira foi lá e fez isso...
📽️ @TNTSportsBR pic.twitter.com/OLhSL790xm
— LIBERTA DEPRE (@liberta___depre) February 9, 2026
Polêmica na comemoração do gol palmeirense
Marcondes também avaliou o caso de Luighi. A Procuradoria analisa imagens do momento em que, na comemoração do gol, o atacante chuta uma bola em direção à arquibancada e acerta um torcedor do Corinthians.
Na visão do especialista, o garoto pode ser enquadrado no artigo 258-A - “Provocar o público durante partida, prova ou equivalente”. Isso porque, ainda que Luighi tenha acertado o torcedor, o objetivo foi de provocação, sem a intenção de machucar o torcedor, apesar de assumir o risco.
A pena para o artigo pode ser de suspensão de duas a seis partidas. Em outra interpretação, ele também pode responder ao artigo 258 do código, com pena de um a seis jogos de suspensão.
Procurado pelo Terra, o Palmeiras afirmou que não vai se pronunciar sobre possíveis punições.