Andreas Pereira busca redenção em 2025 após o erro na final da Libertadores de 2021, com trajetória de superação que inclui passagem pelo Fulham, retorno à Seleção Brasileira e destaque como reforço do Palmeiras.
O choro de Andreas Pereira quando o árbitro Nestor Pitana apitou o fim da vitória do Palmeiras sobre o Flamengo na final da Copa Libertadores da América de 2021 era de quem sabia que teria que carregar a culpa por uma falha pelo resto da vida. O escorregão do então meio-campista rubro-negro, aos cinco minutos da prorrogação, fez a bola sobrar no pé de Deyverson, que colocou para o fundo da rede e garantiu o tricampeonato alviverde.
- Está no Tiktok? O Terra Esportes chegou por lá para te manter informado de um jeito diferente e divertido. Siga nosso perfil, curta e compartilhe!
Quatro anos depois, quis o destino que Andreas estivesse do outro lado, na reedição da decisão. Após deixar o Flamengo em um fim de contrato melancólico, o jogador nascido na Bélgica se reencontrou no Fulham, da Inglaterra, e desembarcou no Brasil como grande contratação palmeirense no meio da temporada.
A trajetória do atleta de 29 anos, porém, contou com traços de drama e superação nos últimos 1.463 dias. Agora, ele terá nesta tarde a oportunidade de provar que conseguiu dar a sonhada volta por cima.
-
27/11/2021: escorregão na final da Libertadores
Em uma partida em que foi um dos destaques do Flamengo no tempo regulamentar, Andreas viu o mundo desabar quando escorregou e perdeu a posse de bola para Deyverson. Sentado no chão, ele viu o carismático atacante superar o goleiro Diego Alves.
Antes do fim do jogo, o meio-campista saiu para dar lugar a Vitinho. Do banco de reservas, restou o choro ao ver os jogadores palmeirenses comemorando o título. "Eu dei opção, recebi a bola e escorreguei, então o cara fez o gol. Logo após isso, foi um inferno", contou em entrevista ao podcast britânico FIVE.
O ‘inferno’ mencionado por Andreas começou já na volta para o Rio de Janeiro. Conforme recordou, foi necessário até o uso de carro blindado para voltar para a casa.
"De volta ao Brasil, tinham pessoas tentando atacar o ônibus, te atacar na sua casa. Tivemos que parar o ônibus e trocar de carro, para um que era à prova de balas. Então, primeiramente, quando eu cheguei em casa, eu pensei 'não consigo acreditar que isso aconteceu comigo'", completou.
-
30/11/2021: cobrança e apoio de torcedores no Ninho do Urubu
Antes de o Flamengo voltar a campo após a derrota na final, o meio-campista recebeu integrantes de uma organizada flamenguista no CT Ninho do Urubu. Apesar da cobrança, o papo teve tom de apoio ao atleta.
O incentivo seguiu com manifestações de incentivo durante o jogo contra o Ceará, no Maracanã. Uma placa com os dizeres ‘Andreas, está tudo bem’, exibida durante a partida por uma torcedora, chegou a viralizar nas redes sociais.
O carinho dos flamenguistas após a falha fez com que os rivais passassem a usar o apelido ‘Pitico’ para se referir ao jogador em tom de provocação.
-
16/02/2002: provocações em Conselheiro Galvão
Uma das partidas que mais representou o fim melancólico da passagem de Andreas Pereira pelo Flamengo foi pelo Campeonato Carioca de 2022. No calor do Estádio Conselheiro Galvão, o meio-campista caiu facilmente na pilha das provocações dos jogadores e torcedores do Madureira e recebeu cartão amarelo por agredir um adversário em lance sem bola.
Árbitro dá amarelo para Andreas Pereira e aí rola uma pequena confusão entre jogadores de Madureira e Flamengo: pic.twitter.com/wgZ8LX7l5f
— Goleada Info (@goleada_info) February 16, 2022
O desequilíbrio fez com que o técnico português Paulo Sousa o tirasse de campo ainda no primeiro tempo para a entrada de Willian Arão.
-
29/06/2022: gol e despedida do Flamengo
Já no fim de seu empréstimo na Gávea, Andreas se despediu do Flamengo marcando o gol da vitória por 1 a 0 sobre o Tolima, na Colômbia, pelo jogo de ida das oitavas de final da Libertadores. Embora não tenha seguido com a equipe até o fim da competição, recebeu a medalha de campeão.
-
06/08/2022: estreia pelo Fulham
Já fora do Flamengo, o Fulham negociou a contratação do meio-campista junto ao Manchester United, por 10 milhões de libras esterlinas (R$ 70,9 milhões, na cotação atual). Sua estreia em jogos oficiais pela equipe londrina aconteceu no empate em 2 a 2 contra o Liverpool.
-
01/03/2024: volta à Seleção Brasileira
Longe da pressão do futebol brasileiro, Andreas aos poucos conseguiu se reencontrar na Inglaterra, país em que fez categorias de base pelo Manchester United. Suas atuações com a camisa do Fulham o levaram a ser convocado por Dorival Júnior para amistosos contra Espanha e Inglaterra.
-
08/06/2024: gol pela Seleção Brasileira
Então, figurinha carimbada nas convocações, o meio-campista marcou seu primeiro gol com a Amarelinha na vitória por 3 a 2 sobre o México. A bola na rede o transformou no primeiro jogador nascido fora do Brasil a marcar pela Seleção.
Em outubro do mesmo ano, Andreas voltou a marcar pela Seleção Brasileira na vitória por 4 a 0 sobre o Peru, em duelo válido pelas Eliminatórias para a Copa do Mundo.
-
29/08/2025: anúncio pelo Palmeiras
Com o bom futebol apresentado pelo Fulham, Andreas despertou interesse do mercado. Por uma ironia do destino, o negócio que se concretizou foi com o Palmeiras, por 10 milhões de euros (R$ 62,2 milhões, na cotação atual).
“Teve [interesse de] outros clubes, times que jogam Champions estavam me querendo, mas, para mim, para este momento da minha carreira, o melhor era o Palmeiras”, explicou em coletiva de apresentação.
-
13/09/2025: estreia com a camisa do Palmeiras
Cercado de expectativa dos torcedores, Andreas Pereira estreou na vitória por 4 a 1 sobre o Internacional, no Allianz Parque, pelo Campeonato Brasileiro. Sua entrada em campo aconteceu aos 17 do segundo tempo no lugar de Lucas Evangelista, mas foi suficiente para mostrar que ele estava com fome de bola.
-
20/09/2025: primeiro gol pelo Palmeiras
Em sua segunda partida com a camisa alviverde, Andreas deu uma assistência na vitória por 2 a 1 sobre o River Plate, em Buenos Aires, pelo jogo de ida das quartas de final da Libertadores. A primeira bola na rede, porém, saiu na partida seguinte, com dois gols na vitória por 4 a 1 sobre o Fortaleza, no Allianz Parque.
-
19/10/2025: reencontro com o Flamengo
A reedição da final não será a primeira vez em que Andreas estará frente a frente com o ex-clube. Em duelo importante pela liderança do Brasileirão, o meio-campista levou a pior ao ver seu time perder por 3 a 2 para o Flamengo.
Alvo de vaias a todo momento por parte dos rubro-negros, o camisa 8 do Palmeiras teve uma atuação apagada e foi substituído por Raphael Veiga.
O momento mais emblemático da partida aconteceu quando, ao cobrar uma falta, Andreas escorregou, gerando gargalhadas dos flamenguistas que lotaram o estádio."