Tricampeão mundial e dono de dois ouros olímpicos, Evgeni Plushenko, de 31 anos, não serviu de exemplo para o americano Jeremy Abbott. Mais cedo, ainda durante o aquecimento para a disputa da classificação do programa curto da patinação artística, nos Jogos Olímpicos de Inverno de Sochi, o russo sentiu dores nas costas ao se desequilibrar em um salto, desisitu da disputa e ainda anunciou a aposentadoria. Na competição, Abbott sofreu uma queda feia em sua apresentação, não jogou a toalha, prosseguiu e se garantiu na final nesta sexta-feira, às 13h (de Brasília).
O patinador americano ia bem em sua apresentação até sofrer um tombo feio. Com cara de dor, ele se levantou e retomou a coreografia no ponto em que tinha parado. O público aplaudiu. E o resultado foram 72.58 pontos e a classificação na 15ª posição. No total, 24 atletas passaram para a final.
A primeira posição ficou com o japonês Yuzuru Hanyu, que somou 101.45. Quem também vai brigar por medalhas é o brasileiro naturalizado francês Florent Amodio, que passou na 14ª colocação, com 75.58 pontos.