Oferecimento

Ministro italiano nega presença de agentes do ICE nas Olimpíadas

Piantedosi disse não ver problemas em relação aos funcionários da agência americana

24 jan 2026 - 12h43
(atualizado às 12h55)

O ministro do Interior da Itália, Matteo Piantedosi, afirmou neste sábado (24) que não recebeu nenhuma informação sobre a possível presença de agentes do Serviço de Imigração e Controle de Alfândegas dos Estados Unidos (ICE) para reforçar a segurança nas Olimpíadas de Inverno de Milão e Cortina d'Ampezzo.

Piantedosi disse não ver problemas em relação aos funcionários da agência americana
Piantedosi disse não ver problemas em relação aos funcionários da agência americana
Foto: ANSA / Ansa - Brasil

O chefe da pasta, que participou de um evento em Milão, disse desconhecer essa possibilidade, mas acrescentou que não vê problemas caso a presença dos funcionários do ICE seja confirmada futuramente.

Publicidade

"Não temos conhecimento disso neste momento, mas mesmo que tivéssemos, as delegações estrangeiras, dentro de suas respectivas jurisdições, escolhem a quem recorrer para segurança. Não vejo qual é o problema", declarou Piantedosi.

Os agentes federais de imigração dos EUA, que assassinaram uma mulher em Minnesota e desencadearam múltiplas manifestações pelo país, detiveram recentemente uma menina de dois anos de idade e seu pai, segundo reportagem do The Guardian, que cita documentos judiciais e os advogados da família.

Além disso, o New York Times informou que um integrante do FBI que tentou investigar o agente do ICE que matou Renee Good renunciou ao cargo devido à pressão para encerrar uma apuração em Washington sobre possíveis violações de direitos civis cometidas pelo responsável pela morte da mulher de 37 anos, segundo fontes.

TAGS
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se