URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Fifa quer mudar três regras do futebol

A IFBA, órgão da entidade que regulamenta as regras, pretende acabar com o rebote nos pênaltis

2 nov 2018 - 09h18
(atualizado às 15h21)

A Fifa pode alterar três regras do futebol. Segundo o jornal inglês 'The Telegraph', a IFAB (International Football Association Board), órgão da entidade que regulamente as normas do esportes, está considerando o fim do rebote nas penalidades, flexibilização quando a bola bate na mão e que o jogador, ao ser substituído, possa sair em qualquer área do campo e imediatamente. No dia 6 de novembro, em Londres, a IFBA vai se reunir para debater as novas medidas.

A terceira medida seria uma flexibilização maior quando é mão na bola (Foto: AFP/Patrik Stollarz)
A terceira medida seria uma flexibilização maior quando é mão na bola (Foto: AFP/Patrik Stollarz)
Foto: LANCE!

Sem rebote

Uma das possíveis novidades seria acabar com o rebote nas penalidades. As regras dos pênaltis durante o jogo seria igual a de uma disputa de pênaltis, isto é, em caso do jogador cobrar a penalidade, a bola pegar na trave ou o goleiro defender, o atleta não poderia fazer o gol de rebote.

Publicidade

Diminuir a cera

Para tentar evitar o tempo perdido em substituições e a famosa "cera" na hora em que um jogador é substituído, a IFBA quer estipular que o jogador possa sair por qualquer lado do campo e imediatamente, sem precisar ir até o banco de reservas. Outra medida seria a de que o cronômetro seja parado, enquanto aconteça perdas de tempo intencionais.

Mão na bola

A entidade também quer eliminar a palavra "deliberadamente" do regulamento, em relação a mão na bola. A lei 12 das Regas do Jogo atesta que será marcado uma falta ou um pênalti, quando o jogador tocar na "bola deliberadamente com as mãos".

A IFAB quer que, ao invés de deliberadamente, se diga posição natural ou não do braço no momento do contato com a bola. Isso pode gerar polêmica, pois vai ficar a encargo do juiz definir o que é um movimento natural ou não. Além de que os jogadores podem buscar uma vantagem de chutar a bola propositalmente no braço do adversário. Outra regra nova seria a de anular qualquer gol que tenha batido na mão de um jogador.

Veja também

Veja os clubes com mais finais de Libertadores disputadas
Video Player
Fique por dentro das principais notícias de Futebol
Ativar notificações