Presidente do Comitê Olímpico da Colômbia espera 3 ouros do país no Rio 2016

27 abr 2016 - 20h47

O presidente do Comitê Olímpico da Colômbia (COC), Baltazar Medina, afirmou nesta quarta-feira que o país pretende ganhar pelo menos três medalhas de ouro nos Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro, duas a mais do que em Londres-2012, quando obteve oito medalhas no total.

"A ideia é melhorar em relação a Londres, não necessariamente superar o número de medalhas, que é uma tarefa bem difícil. Oito medalhas para mim é um registro histórico para o esporte colombiano. Não sei dizer por quanto tempo ele vai ser mantido", disse Medina em entrevista à Agência Efe.

Publicidade

O dirigente avaliou que existe a possibilidade de o país conquistar mais dois ouros do que em Londres, onde a Colômbia foi ao lugar mais alto do pódio apenas com Mariana Pajón, no BMX.

"E não é uma possibilidade remota, não é uma aventura. É uma previsão feita sobre a base de um rendimento esportivo de nossos atletas", explicou Medina.

A Colômbia prevê que pode levar uma medalha dourada no salto triplo com Caterine Ibargüen e que Pajón repetirá o feito dos últimos Jogos Olímpicos. Além disso, aposta, em menor escala, que Nairo Quintana, Rigoberto Urán, Esteban Chávez e Sergio Luis Hainaut busquem o primeiro lugar na prova de estrada do ciclismo.

O presidente do COC disse que, em geral, a Colômbia tem chances de ganhar medalhas com 21 atletas em modalidades como boxe, luta olímpica, ginástica, judô e levantamento de peso.

Publicidade

"Eu acredito que iremos bem porque estamos nos preparando para isso. Levaremos um grupo de atletas muito bem preparado e já temos um grupo de atletas estratégicos que já tem algumas conquistas internacionais que nos fazem ser otimistas sobre um bom resultado", concluiu Medina.

  
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações