Em baixa na Championship e distante da zona de classificação para a Premier League, o Leicester City foi punido com a perda imediata de seis pontos por ter descumprido as Regras de Lucro e Sustentabilidade (PSR) na temporada 2023/24.
"Uma comissão independente recomendou que fosse imposta uma dedução imediata de seis pontos ao Leicester City FC na Championship, após ter constatado que o clube violou as Regras de Lucro e Sustentabilidade (P&S Rules) da EFL para a temporada 2023/24.", afirmou em um comunicado.
Segundo a "Sky Sports", isso foi apontado após uma auditoria financeira apontar que o clube ultrapassou os limites de prejuízos permitidos pelo regulamento. Mesmo não estando na divisão, os Foxes serão punidos e passarão a somar 32 pontos, mesma pontuação de Blackburn Rovers e West Brom. Por conta disso, os Foxes se aproximaram mais da zona de rebaixamento para a League One, terceira divisão.
O Leicester tem enfrentado problemas financeiros nos últimos anos. Por conta de seus dois rebaixamentos recentes, a equipe teve uma queda significativa nas receitas, em especial com os direitos de transmissão, enquanto seguiu mantendo um alto custo com seu elenco e estrutura. Por conta disso, o clube acabou quebrando as regras.
Por meio de uma nota oficial, a diretoria dos Foxes afirmou estar decepcionada com a decisão e informou que estuda recorrer a punição nas instâncias esportivos. No entanto, enquanto o processo não é concluído, a penalidade segue em vigor.
Caso do Leicester não é isolado dentro do futebol inglês. Nos últimos anos, a Premier League já tinha aplicado punições a clubes como Everton e Nottingham Forest.