URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Jornal expõe acordo com organizada banida e aumenta crise no Barcelona

9 mar 2013 - 11h03
(atualizado às 11h57)
<p>Sandro Rosell havia negado acordo com torcidas organizadas do Barcelona</p>
Sandro Rosell havia negado acordo com torcidas organizadas do Barcelona
Foto: Getty Images

Além de problemas dentro de campo, com o rendimento irregular do Barcelona, as derrotas para o arquirrival Real Madrid e a situação complicada na Liga dos Campeões da Europa, o presidente do clube catalão, Sandro Rosell, agora terá que lidar com mais uma polêmica.

O jornal As publicou neste sábado um acordo firmado entre o dirigente e uma torcida organizada banida dos jogos do clube, aumentando a crise no Camp Nou.

Publicidade

De acordo com a publicação, Rosell colocou em prática de forma ilegal um projeto chamado "Grada de Animación", que visava alocar as principais organizadas em setor atrás de um dos gols do Camp Nou, de forma a potencializar os cantos de apoio ao time nas partidas. A ideia surgiu em 2010, mas foi deixada de lado a pedido dos Mossos D’Esquadra, nome da polícia da Catalunha.

Durante campanha para a eleição presidencial em 2010, Rosell negou em debate que levaria adiante o plano, se afastando também de relação com torcidas organizadas, especialmente a Boixos Nois, banida dos jogos do Barcelona desde 2003 e reconhecidamente ligada aos "ultras", com ações violentas em diversas oportunidades e integrantes envolvidos com outros crimes como tráfico de drogas.

O As, no entanto, afirmou a existência de um documento no qual Rosell firmava acordo com os Baixos Nois e outras oito organizadas pela criação da Grada de Animación, projeto levado adiante de forma não-oficial. Assim, ficou conhecido que as torcidas recebiam 110 entradas vendidas a 10 euros (R$ 25) para o setor sul do estádio. O dirigente afirmou que desconhecia o fato de as entradas serem destinadas a pessoas "indesejáveis".

O acordo veio a público conforme a segurança nos jogos no Camp Nou tem sido implementada, depois que, durante clássico com o Real Madrid, torcedores do Barcelona dispararam um sinalizador no estádio. O clube catalão deve ser punido pela falha na segurança.

Publicidade

Campeonatos europeus ao vivo

O Terra exibe ao vivo via internet para o Brasil todas as partidas da Liga Europa nas temporadas de 2012/2013, 2013/2014 e 2014/2015, sendo o único meio de comunicação do País a transmitir ao vivo os 205 jogos da competição. As transmissões são disponibilizadas em alta definição (HD) e padrão standard, inclusive para tablets e smartphones.

Além da Liga Europa, os internautas podem acompanhar ao vivo jogos de competições importantes do Velho Continente, como os Campeonatos Alemão, Russo, Português e Grego.

Fonte: Terra
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações