Jogador do Barcelona revela luta contra ansiedade e depressão profunda

Uruguaio Ronald Araújo afirma que pediu ajuda após episódio na Champions, destaca apoio do clube e retorna aos gramados como capitão

11 fev 2026 - 13h05
(atualizado às 13h05)

O capitão do Barcelona, Ronald Araújo, afirmou que enfrentou ansiedade e depressão por cerca de um ano e meio enquanto seguia atuando pelo clube. Em entrevista ao jornal espanhol Mundo Deportivo, publicada nesta quarta-feira (11), o zagueiro disse que decidiu falar publicamente sobre o tema após perceber que precisava interromper o ciclo e buscar tratamento especializado.

Além disso, o uruguaio explicou que o momento decisivo ocorreu depois de uma expulsão contra o Chelsea, em Londres, pela Champions. No entanto, ele ressaltou que o problema já vinha se arrastando havia meses.

Publicidade
Ronald Araújo (E) revelou sua batalha contra a depressão –
Ronald Araújo (E) revelou sua batalha contra a depressão –
Foto: Alex Caparros/Getty Images / Jogada10

"Eu vinha lidando com ansiedade há um ano e meio. E se transformou em depressão e eu estava jogando assim. Isso não ajuda, porque em campo você não se sente você mesmo. (…) Eu sabia que algo estava errado", disse.

Durante o período, Araújo continuou entrando em campo, mas admitiu que não se sentia plenamente capaz de desempenhar seu papel. Ele relatou que a ansiedade evoluiu para um quadro de depressão, o que comprometeu sua confiança e rendimento. Ainda assim, tentou lidar com a situação sozinho até reconhecer que precisava de ajuda profissional.

"Eu sou o tipo de pessoa que guarda tudo para si, mas também é preciso entender que existem profissionais que podem ajudar (…) Eu precisava falar e dizer que tinha algo errado comigo para poder me recuperar", revelou.

Pedido de ajuda ao ex-jogador Deco

Em seguida, o jogador procurou o diretor esportivo Deco, que comunicou a presidência e a comissão técnica. De acordo com o zagueiro, o Barcelona ofereceu suporte imediato e garantiu acompanhamento adequado. Paralelamente, companheiros de elenco enviaram mensagens de apoio, reforçando a confiança no atleta.

Publicidade

Depois de um período afastado para tratamento, Araújo voltou a atuar como titular na vitória por 2 a 1 sobre o Albacete, pelas quartas de final da Copa do Rei. Inclusive, marcou o gol que garantiu a classificação. Posteriormente, assumiu a braçadeira de capitão e afirmou que encara a nova fase com mais equilíbrio emocional.

Com contrato até 2031, ele reafirmou o compromisso com o clube e defendeu que atletas também precisam cuidar da saúde mental, assim como qualquer outra pessoa.

""No fim das contas, somos pessoas além de jogadores de futebol. Não se trata apenas de dinheiro, não se trata apenas de fama. Também sofremos por causa das coisas que acontecem em campo", completou.

Foto: Pau Barrena/AFP via Getty Images - Legenda: Ronald Araújo (E) revelou sua batalha contra a depressão / Jogada10

Siga nosso conteúdo nas redes sociais: Bluesky, Threads, Twitter, Instagram e Facebook.

Fique por dentro das principais notícias de Futebol
Ativar notificações