URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Espanha e Uruguai fazem em Doha prévia de duelo da Copa das Confederações

5 fev 2013 - 16h37
(atualizado às 17h11)

Emparelhadas no mesmo grupo da Copa das Confederações, pela qual se enfrentarão no dia 16 de junho deste ano, na Arena Pernambuco, as seleções de Espanha e Uruguai farão nesta quarta-feira uma prévia desse duelo em amistoso que será disputado em Doha, no Catar.

As duas seleções estão no grupo B do torneio que será disputado no Brasil e são as grandes favoritas para a classificação, numa chave que terá ainda Taiti e o campeão da Copa Africana de Nações, que será definido no próximo domingo.

Publicidade

Entretanto, embora a Copa das Confederações seja a única oportunidade de se conquistar um título em 2013, o principal foco de espanhóis e uruguaios são as Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2014.

A Espanha usará o jogo em Doha como teste para enfrentar seu maior teste na qualificatória europeia, que classifica apenas um time por chave. No dia 26 de março, a 'Fúria' enfrentará a França, com quem atualmente divide a liderança do grupo I.

Já o Uruguai vive um momento ruim nas Eliminatórias sul-americanas, na qual somou apenas um ponto nos últimos quatro jogos. Os maus resultados derrubaram a Celeste da liderança para a quinta posição, que não garante vaga no Mundial.

O técnico da seleção espanhola, Vicente del Bosque, terá três desfalques importantes: o goleiro Iker Casillas e os meio-campistas Xabi Alonso e Xavi Hernández.

Publicidade

Assim algumas caras novas deverão ter uma oportunidade, seja entre os titulares ou no banco de reservas. É o caso de Mario Suárez, peça importante no Atlético de Madrid, vice-líder do Campeonato Espanhol, e de Isco, destaque da campanha que levou o Málaga às oitavas de final da Liga dos Campeões.

Nesse jogo, Del Bosque se tornará o treinador que mais dirigiu a 'Fúria', 68 vezes, igualando a marca de Ladislao Kubala, que ocupou o cargo de 1969 a 1980.

No Uruguai, Óscar Tabárez apostará em uma formação mais cautelosa que a habitual. Em vez do já tradicional 4-3-3, mandará o time a campo no 4-4-2.

Com isso, o atacante Diego Forlán, que volta à seleção uruguaia após a ausência na vitória por 3 a 1 sobre a Polônia, em novembro, ficará no banco. Na vaga que normalmente é do atleta do Internacional entrará outro conhecido da torcida brasileira, o meia Nicolás Lodeiro, do Botafogo.

O histórico do confronto favorece os espanhóis, que nunca perderam para o Uruguai. O balanço é de cinco empates e três vitórias, entre elas a do último confronto entre os dois, em agosto de 2005. Na ocasião, jogando em Gijón, a 'Fúria' venceu por 2 a 0.

Publicidade

A partida em Doha será disputada em benefício da Associação Espanhola de Futebol (AFE), que terá 3 milhões de euros repassados pela Federação Espanhola de Futebol (RFEF).

Prováveis escalações:.

Espanha: Víctor Valdés; Arbeloa, Puyol, Sergio Ramos e Jordi Alba; Busquets, Cazorla, Fàbregas, David Silva e Iniesta; Pedro. Técnico: Vicente del Bosque.

Uruguai: Muslera; Cáceres, Lugano, Godín e Cristian Rodríguez; Pérez, Arévalo Ríos, Álvaro González e Lodeiro; Edinson Cavani e Luis Suárez. Técnico: Óscar Tabárez.

Árbitro: Fahad Jaber (CAT).

Estádio: Khalifa International Stadium, em Doha.

Publicidade
  
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se