Neste domingo, 14, o Corinthians venceu o Cruzeiro por 5 a 4, nos pênaltis, e se classificou para a final da Copa do Brasil, na Neo Química Arena. Depois do jogo, o treinador Dorival Júnior comemorou a vitória e desabafou sobre a maneira como os treinadores brasileiros são tratados.
"Esses números são muito importantes para mim. Quero fazer uma ligação com o que vem acontecendo com os profissionais da minha área. Estamos sendo desrespeitados em todos os aspectos. Temos agora o Filipe Luis com dois títulos e, no mínimo, um treinador brasileiro nas finais de uma competição tão importante como a Copa do Brasil. Nos respeitem um pouco mais. Que a gente seja avaliado e respeitado. Não quero comparações, não é isso. Respeito todos os profissionais de fora que estão aqui. A integração é importante. Mas espero um respeito maior da imprensa brasileira de forma geral. Um processo de desrespeito muito grande aos profissionais da minha área. Isso é lamentável", disse Dorival Júnior em entrevista coletiva.
ACABOOOOOOOUUUUU!!!!!!!!! ESTAMOS NA FINAAAAAAAAAL, FIEEEEEELLLL!!!! ⚫⚪
O CORINTHIANS VENCE O CRUZEIRO NOS PÊNALTIS E É FINALISTA DA COPA DO BRASIL 2025!!!!!!!! 🦅
Corinthians 1 (5) 🆚 (4) 2 Cruzeiro
⚽ Matheus Bidu #VaiCorinthians pic.twitter.com/zLuktwcl1J
— Corinthians (@Corinthians) December 14, 2025
Terceira final seguida de Dorival
Na Neo Química Arena, Keny Arroyo abriu o placar para o Cruzeiro, aos 40 minutos de jogo. O equatoriano aproveitou o cruzamento de Christian e cabeceou para o fundo das redes. Logo aos cinco minutos do segundo tempo, em rápido contra-ataque, Arroyo recebeu de Kaio Jorge e marcou o segundo dos visitantes.
Logo em seguida, Rodrigo Garro levantou a bola na área e André Ramalho escorou para o meia da área. Matheus Bidu completou para o fundo do gol e mandou a decisão para as penalidades máximas.
Cássio defendeu a cobrança de Yuri Alberto e deixou o Cruzeiro em vantagem. Gabriel Barbosa teve a chance de classificar a equipe mineira, mas parou em grande defesa de Hugo Souza. Nas alternadas, Walace também desperdiçou sua cobrança e Breno Bidon colocou o Corinthians na decisão.
Além disso, essa vai ser a terceira final de Copa do Brasil consecutiva de Dorival Júnior. O técnico foi campeão em 2022 e 2023, com Flamengo e São Paulo, respectivamente. Ano passado ele estava com a Seleção Brasileira e não disputou.
"Não falo para A, B ou C. Não tenho conflito com ninguém, mas isto é lamentável. Lamentável porque estamos perdendo muitos profissionais, muitos ficam pelo caminho desnecessariamente. São pessoas que estão se preparando e buscando espaço. Espero que voltemos a acreditar um pouco mais no profissional brasileiro. Não quero que encarem como desabafo, é apenas uma constatação dos últimos 25 anos. Sempre tem um culpado no futebol e este culpado está sendo diretamente o treinador de futebol e nem sempre é o que acontece", finalizou o treinador.
Por fim, o Corinthians vai enfrentar o Vasco na decisão. O jogo de ida acontece nesta quarta-feira, 17, às 21h30 (de Brasília), na Neo Química Arena. A partida de volta é no próximo domingo, 21, às 18h, no Maracanã.