Corinthians x RB Bragantino: Comitê de Arbitragem da CBF valida marcação de pênalti

O lance envolvendo o zagueiro Cacá, do Timão, e o atacante Vinicinho, do Red Bull Bragantino, foi validado por grupo de cinco ex-árbitros.

15 jul 2025 - 15h50
(atualizado às 15h50)
(
(
Foto: Reprodução/CBF / Esporte News Mundo

O Comitê Consultivo de Especialistas Internacionais de Arbitragem, criado pela CBF neste ano, emitiu um parecer validando a decisão do árbitro Bruno Arleu de Araújo em marcar o pênalti cometido pelo zagueiro Cacá, no duelo entre Corinthians e Red Bull Bragantino, no último domingo, pela 13ª rodada do Brasileirão.

O lance ocorreu aos 26 minutos do primeiro tempo, quando Vinicinho invade a área e, ao tocar a bola com a cabeça, foi interceptado por Cacá. O zagueiro do Corinthians estende a perna e depois a recolhe, pondo em dúvida se houve o contato ou não com o atacante.

Publicidade

O Comitê Internacional que revisou a jogada é formado pelo italiano Nicola Rizzoli, pelo argentino Néstor Pitana e pelo brasileiro Sandro Meira Ricci. Além do trio, Rodrigo Cintra, diretor de arbitragem da CBF, e Fabricio Vilarinho, membro da Comissão de Árbitros da CBF, também participaram da reunião.

- O parecer técnico do Comitê Internacional é de que houve pênalti no lance citado. O jogador do Corinthians não consegue alcançar a bola no ar e com sua perna obstrui a passagem do jogador do Red Bull Bragantino dentro da área penal. O contato da perna do defensor com o corpo do atacante é na altura do ombro e fica também evidenciado pelo movimento da perna direita do defensor após o referido contato - afirmou o Comitê.

No campo, o árbitro Bruno Arleu não marcou pênalti, e reafirmou, em comunicação com o VAR, que Cacá se recolheu depois de estender a perna e que o contato com o atacante do Bragantino era inevitável. Ele repetiu o argumento antes de ser chamado pelo árbitro de vídeo Rafael Traci para rever o lance, com a recomendação de possível pênalti.

Bruno Arleu mudou a interpretação e apontou a marca da cal, revoltando os jogadores do Corinthians e o técnico Dorival Júnior. Na cobrança, Eduardo Sasha converteu a penalidade e abriu o placar para o Bragantino. O Corinthians chegou a empatar mas, com gol marcado aos 52 minutos da segunda etapa, o Massa Bruta saiu vitorioso do confronto por 2 a 1.

Publicidade
Quer ficar por dentro dos resultados e novidades de futebol?
Ativar notificações