O supercomputador do site de estatísticas "Opta" deixou o Brasil longe dos grandes favoritos ao título da Copa do Mundo de 2026. O torneio será realizado nos Estados Unidos, no México e no Canadá no ano que vem.
Na simulação feita pelo supercomputador, a seleção brasileira aparece apenas na sétima posição da lista, com 5,6% de chances de erguer a taça.
A Espanha está em primeiro, com 17% de chances de título. Logo em seguida estão: França (14,1%), Inglaterra (11,8%), Argentina (8,7%), Alemanha (7,1%) e Portugal (6,6%).
?????????? ?????? ????????: Pre-Draw Predictions
Ahead of the FIFA World Cup 2026 draw on Friday 5 December, the Opta supercomputer has produced it's early predictions for this summer's tournament in North America.
Here are the results. pic.twitter.com/3Spwslmxrr
— Opta Analyst (@OptaAnalyst) December 1, 2025
O supercomputador da "Opta" calculou as possibilidades das 42 seleções já classificadas para a Copa do Mundo de 2026. As outras seis vagas no Mundial serão definidas pelas repescagens, que serão disputadas em março.
Ainda assim, o supercomputador mostrou a probabilidade de 3,7% de chances de alguma seleção vinda da repescagem conquistar o troféu. Haiti, Curaçao e Jordânia aparecem com 0% de chance cada uma de ganhar a competição.
O sorteio dos grupos da Copa do Mundo acontece nesta sexta-feira, 5, em Washington, a partir das 14 horas (de Brasília). Os cabeças de chave são: Estados Unidos, Canadá, México, Espanha, Argentina, França, Inglaterra, Brasil, Portugal, Holanda, Bélgica e Alemanha.
As dez seleções com mais chances de título segundo a Opta:
- Espanha - 17%
- França - 14,1%
- Inglaterra - 11,8%
- Argentina - 8,7%
- Alemanha - 7,1%
- Portugal - 6,6%
- Brasil - 5,6%
- Holanda - 5,2%
- Noruega - 2,3%
- Colômbia - 2%