Santos e Internacional lutam contra o rebaixamento no Brasileirão 2025, dependendo de combinações de resultados nas duas últimas rodadas e do saldo de gols para permanecerem na Série A.
Com apenas duas rodadas restantes para o fim do Campeonato Brasileiro de 2025, a briga contra o rebaixamento segue aberta: enquanto Sport e Juventude já estão garantidos na Série B em 2026, outros clubes fazem contas e buscam forças para evitar as duas últimas posições de queda em aberto.
- Está no Tiktok? O Terra Esportes chegou por lá para te manter informado de um jeito diferente e divertido. Siga nosso perfil, curta e compartilhe!
Quatro equipes estão na briga direta contra o Z4: Vitória, Santos, Internacional e Fortaleza, 15º, 16º, 17º e 18º colocados, respectivamente. Na última rodada, apenas o Colorado amargou a derrota, em uma goleada por 5 a 1 contra o Vasco, e embolou ainda mais a parte de baixo da tabela.
A disputa mais intensa se dá entre Santos e Internacional: empatados com 41 pontos, o Peixe leva a melhor e está na 'portaria' da Série B tendo um ponto a mais de saldo de gols que o Colorado.
Dessa forma, para se garantirem na elite do futebol brasileiro na próxima temporada, os times não só dependem do resultado dos rivais, como também contabilizam cada gol para evitar a degola.
Veja, abaixo, o que Santos e Internacional precisam para evitar o rebaixamento
-
Santos
Sem perder há quatro jogos, o Santos chega na penúltima rodada vindo de vitória importante contra o lanterna Sport, por 3 a 0 na Vila Belmiro. No entanto, mesmo fora do Z4, o Peixe depende não só de si, mas também dos resultados do Internacional.
Enfrentando o Juventude, no Alfredo Jaconi, na próxima quarta-feira, 3, e o Cruzeiro, na Vila Belmiro, na última rodada, o Santos tem alguns cenários à disposição para evitar o rebaixamento.
Para se garantir na Série A, o Santos precisa vencer as duas partidas e somar seis pontos, além de torcer por um tropeço dos gaúchos nas duas últimas rodadas. Caso o Inter também vença seus confrontos, o Peixe teria que manter a atual diferença no saldo de gols para o Colorado.
Se o Santos fizer quatro pontos (uma vitória e um empate), precisa torcer por uma derrota do Internacional, ou, se o Colorado empatar, também manter a superioridade no saldo. Caso vença apenas um jogo, o Santos precisa, obrigatoriamente, esperar uma derrota do Inter.
Se empatar em ambos os jogos, o Santos precisa que o Inter seja derrotado em ambos. Caso empate um e perca em outro, o Inter também precisaria perder um de seus jogos e, no máximo, empatar no outro. Caso o Peixe perca ambas as partidas, o Colorado não pode somar ponto algum.
- Internacional
A achapante derrota diante do Vasco -- 5 a 1 em São Januário, na sexta-feira, 28 -- colocou o Internacional em risco iminente no campeonato.
Para se manter na Série A em 2026, o Inter também não depende apenas de si e pode ser rebaixado mesmo que vença as duas últimas partidas da competição, chegando a 47 pontos.
Nesse cenário, o Internacional precisa torcer para que pelo menos um dos rivais imediatos que estão fora da zona de rebaixamento não atinja a mesma pontuação ou, caso isso aconteça, o número número de vitórias.
Esse cenário se repete nas demais pontuações que o Inter alcance na reta final do Brasileirão. O rebaixamento só é garantido caso a equipe gaúcha perca seus últimos jogos: contra o São Paulo, no MorumBis, na quarta-feira, e contra o RB Bragantino, no Beira-Rio, na última rodada.