Torcedor argentino é filmado imitando macaco para jovem negro enquanto assistiam semifinal da Copa do Mundo na Bahia

Caso aconteceu na noite desta quarta-feira, 15, e é investigado pela polícia local

16 jul 2026 - 16h13
(atualizado às 18h04)
Argentino é acusado de gesto racista durante comemoração da Copa na Bahia; veja vídeo
Video Player

Um torcedor da Argentina foi filmado fazendo gestos imitando um macaco em direção a um jovem negro enquanto assistiam à partida da semifinal da Copa do Mundo, na noite de quarta-feira, 15, em um bar em Morro de São Paulo, no distrito de Cairu, na Bahia. Imagens obtidas pelo portal Alô Juca mostram o momento das ofensas e a denúncia de injúria racial feita pela vítima. O caso é investigado pela Polícia Civil.

O vídeo foi gravado durante um dos gols feitos pela seleção argentina contra a Inglaterra, em jogo que garantiu a ida da Argentina para a final do Mundial. Conforme é possível ver nas imagens, argentinos pulam comemorando a jogada – mas, em meio à celebração, um torcedor fica imitando um macaco para um jovem que estava em sua frente.

Publicidade

A vítima gravou um vídeo pedindo para que algo seja feito com relação ao caso. “Eu sofri racismo, e tô cheio de ódio”, relata. O Terra tenta contato com o jovem.

Em nota à reportagem, a Polícia Civil da Bahia afirmou que a Delegacia Territorial (DT/Cairu) instaurou um inquérito policial para apurar o caso. Segundo a polícia, dois homens teriam sido vítimas, um de 20 anos e outro de 22.

“Equipes da unidade realizam diligências para identificar os demais envolvidos e formalizar o procedimento policial. As ações investigativas prosseguem para o esclarecimento dos fatos”, complementa a autoridade policial.

Torcedor que fez gesto racista ainda não foi identificado pela Polícia Civil, que investiga o caso
Torcedor que fez gesto racista ainda não foi identificado pela Polícia Civil, que investiga o caso
Foto:

Racismo é crime. Saiba como denunciar 👇

Racismo é crime, com pena de prisão prevista em lei. Ao presenciar qualquer episódio de racismo, denuncie. Você pode fazer isso por telefone, ligando 190 (em caso de flagrante) ou 100 a qualquer horário; pessoalmente ou online, abrindo um boletim de ocorrência em qualquer delegacia ou em delegacias especializadas. Saiba mais sobre como denunciar aqui.

‘Repúdio’

A prefeitura de Cairu publicou uma nota de repúdio sobre o caso: “o município reitera que não compactua, sob nenhuma hipótese, com atos de discriminação, racismo ou qualquer forma de violência simbólica ou física contra moradores, trabalhadores ou visitantes que circulam por seu território”.

Publicidade

A administração municipal informou que está à disposição das autoridades competentes para colaborar com a apuração dos fatos e reforçou que casos como este devem ser formalizados junto à Polícia Civil, para que as medidas legais cabíveis sejam adotadas.

“O crime de injúria racial é inafiançável e imprescritível nos termos da legislação brasileira. A Prefeitura de Cairu reafirma seu compromisso permanente com o combate ao racismo e com a promoção de um turismo ético, seguro e acolhedor para todos”, finaliza a nota.

A situação aconteceu no restaurante Funny, que também se posicionou após o ocorrido. “O Funny Restaurante esclarece que repudia, de forma veemente e inequívoca, qualquer ato ou forma de racismo, discriminação ou preconceito, seja ele de que natureza for. Assim que tomamos conhecimento da situação, medidas cabíveis foram adotadas pela administração do restaurante. Reafirmamos nosso compromisso com o respeito, à diversidade e a dignidade de todas as pessoas”, afirmou o estabelecimento.

Speed é hostilizado e atingido por objetos arremessados por torcedores da Argentina em jogo com a Inglaterra
Video Player
Fonte: Portal Terra
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se