Alemanha e Itália podem ficar fora da Copa do Mundo; veja os cenários

Decisões das Eliminatórias da Europa vão ficar para as últimas rodadas

14 out 2025 - 21h14
(atualizado às 21h46)
Resumo
Alemanha e Itália enfrentam cenários complicados nas Eliminatórias Europeias, com a Alemanha disputando a liderança do grupo com a Eslováquia e a Itália dependendo de tropeços da Noruega para buscar vaga direta na Copa do Mundo.
Inglaterra está garantida na próxima Copa do Mundo
Inglaterra está garantida na próxima Copa do Mundo
Foto: Sebastian Frej/Getty Images

A Data Fifa chegou ao fim com 28 de 48 seleções garantidas na próxima Copa do Mundo. Nas Eliminatórias europeias, apenas a Inglaterra assegurou um lugar no próximo Mundial, enquanto as gigantes Itália e Alemanha começam a vivenciar um cenário dramático.

Veja os cenários para as seleções europeias irem à Copa do Mundo

  • Alemanha

A duas rodadas para o encerramento do Grupo A da qualificatória, os alemães ocupam a segunda colocação da chave com nove pontos, mesma pontuação da líder, Eslováquia. A vaga direta para o Mundial pode ser decidida na última rodada, quando as duas seleções se enfrentam em Leipzig.

Publicidade

Antes, a Alemanha joga fora de casa contra Luxemburgo, e os eslovacos recebem a Irlanda do Norte. Quando se encontraram pela primeira rodada da competição, a Eslováquia levou a melhor por 2 a 0 contra os bávaros.

Pelo regulamento das Eliminatórias da Europa, o líder de cada grupo conquista vaga direta no Mundial, enquanto o segundo colocado disputa a repescagem.

Alemanha venceu a Irlanda do Norte
Foto: Charles McQuillan/Getty Images
  • Itália

Assim como os alemães, a Itália pode ter uma pitada de emoção em sua luta por vaga no Mundial. Sob o comando de Gennaro Gattuso, a Squadra Azzurra bateu Israel por 3 a 0 e garantiu, pelo menos, um lugar na repescagem.

Para ir direto ao Mundial, porém, o cenário é delicado. Na segunda colocação com 15 pontos, os italianos têm três a menos que a Noruega, que lidera com 18 e tem 16 gols de vantagem de saldo.

Publicidade

Ou seja, mesmo se conseguir igualar a pontuação, a Alemanha teria que tirar a diferença do saldo de gols para assumir a liderança. Agora, se a Noruega perder para a Estônia, os italianos conseguem a vaga direta no Mundial com duas vitórias ou até em caso de empate contra a Moldávia. 

Outro cenário possível seria o empate noruegues contra os estonianos. Neste caso, para não precisar calcular saldo de gols, os alemães precisam de duas vitórias simples na próxima Data Fifa.

Itália venceu Israel por 3 a 0
Foto: Emmanuele Ciancaglini/Ciancaphoto Studio/Getty Images
  • França 

Na liderança do Grupo D com 10 pontos, os franceses precisam de uma vitória simples sobre a Ucrânia na próxima rodada para carimbar a entrada na América do Norte. Os ucranianos ocupam a segunda colocação da chave com sete pontos. 

Em caso de empate com os atuais vice-líderes, um novo empate contra o Azerbaijão na última rodada seria suficiente para assegurar a classificação direta. Por fim, se perder para a Ucrânia, a equipe de Didier Deschamps precisaria vencer e manter a vantagem no saldo de gols na última rodada.

Publicidade
França empatou com a Islândia
Foto: MB Media/Getty Images
  • Espanha

A Espanha é mais uma gigante que vai chegar na última Data Fifa das Eliminatórias com três pontos de vantagem na liderança do grupo. Para assegurar vaga no Mundial já na próxima rodada, a Furia precisa torcer por um tropeço da Turquia. 

Se os turcos empatarem com a Bulgária, uma vitória espanhola sobre a Geórgia carimba o passaporte. Agora, em caso de derrota turca, um empate será o suficiente. 

Porém, se a Turquia vencer a seleção búlgara, a decisão ficará para o confronto direto na última rodada. 

Espanha venceu a Bulgária por 4 a 0
Foto: Luciano Lima/Getty Images
  • Portugal 

A equipe liderada por Cristiano Ronaldo precisa vencer a Irlanda na próxima rodada das Eliminatórias para comemorar a classificação antecipada sem mais preocupações. Em caso de empate, basta a Hungria não vencer a Armênia que a vaga direta também estará garantida.

Portugal empatou com a Hungria
Foto: Luis Loureiro/Eurasia Sport Images/Getty Images
  • Holanda

A seleção de Memphis Depay lidera o Grupo G com 16 pontos e poderá comemorar a classificação no Mundial já na próxima rodada. Para isso, basta uma vitória simples sobre a Polônia, que ocupa a segunda colocação com 13. 

Publicidade
Holanda venceu a Finlândia
Foto: Marcel van Dorst/EYE4images/NurPhoto via Getty Images
  • Bélgica

Mesmo liderando o Grupo J com 14 pontos, apenas um a mais que a Macedônia do Norte, os belgas têm um jogo a menos que os rivais diretos e, por isso, podem confirmar a vaga direta no Mundial já na próxima rodada. Para isso, basta uma vitória simples sobre o Cazaquistão.

Bélgica venceu Galês pelas Eliminatórias
Foto: Ian Cook - CameraSport via Getty Images
Fonte: Portal Terra
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se