Alemanha e Itália enfrentam cenários complicados nas Eliminatórias Europeias, com a Alemanha disputando a liderança do grupo com a Eslováquia e a Itália dependendo de tropeços da Noruega para buscar vaga direta na Copa do Mundo.
A Data Fifa chegou ao fim com 28 de 48 seleções garantidas na próxima Copa do Mundo. Nas Eliminatórias europeias, apenas a Inglaterra assegurou um lugar no próximo Mundial, enquanto as gigantes Itália e Alemanha começam a vivenciar um cenário dramático.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Veja os cenários para as seleções europeias irem à Copa do Mundo
-
Alemanha
A duas rodadas para o encerramento do Grupo A da qualificatória, os alemães ocupam a segunda colocação da chave com nove pontos, mesma pontuação da líder, Eslováquia. A vaga direta para o Mundial pode ser decidida na última rodada, quando as duas seleções se enfrentam em Leipzig.
Antes, a Alemanha joga fora de casa contra Luxemburgo, e os eslovacos recebem a Irlanda do Norte. Quando se encontraram pela primeira rodada da competição, a Eslováquia levou a melhor por 2 a 0 contra os bávaros.
Pelo regulamento das Eliminatórias da Europa, o líder de cada grupo conquista vaga direta no Mundial, enquanto o segundo colocado disputa a repescagem.
-
Itália
Assim como os alemães, a Itália pode ter uma pitada de emoção em sua luta por vaga no Mundial. Sob o comando de Gennaro Gattuso, a Squadra Azzurra bateu Israel por 3 a 0 e garantiu, pelo menos, um lugar na repescagem.
Para ir direto ao Mundial, porém, o cenário é delicado. Na segunda colocação com 15 pontos, os italianos têm três a menos que a Noruega, que lidera com 18 e tem 16 gols de vantagem de saldo.
Ou seja, mesmo se conseguir igualar a pontuação, a Alemanha teria que tirar a diferença do saldo de gols para assumir a liderança. Agora, se a Noruega perder para a Estônia, os italianos conseguem a vaga direta no Mundial com duas vitórias ou até em caso de empate contra a Moldávia.
Outro cenário possível seria o empate noruegues contra os estonianos. Neste caso, para não precisar calcular saldo de gols, os alemães precisam de duas vitórias simples na próxima Data Fifa.
-
França
Na liderança do Grupo D com 10 pontos, os franceses precisam de uma vitória simples sobre a Ucrânia na próxima rodada para carimbar a entrada na América do Norte. Os ucranianos ocupam a segunda colocação da chave com sete pontos.
Em caso de empate com os atuais vice-líderes, um novo empate contra o Azerbaijão na última rodada seria suficiente para assegurar a classificação direta. Por fim, se perder para a Ucrânia, a equipe de Didier Deschamps precisaria vencer e manter a vantagem no saldo de gols na última rodada.
-
Espanha
A Espanha é mais uma gigante que vai chegar na última Data Fifa das Eliminatórias com três pontos de vantagem na liderança do grupo. Para assegurar vaga no Mundial já na próxima rodada, a Furia precisa torcer por um tropeço da Turquia.
Se os turcos empatarem com a Bulgária, uma vitória espanhola sobre a Geórgia carimba o passaporte. Agora, em caso de derrota turca, um empate será o suficiente.
Porém, se a Turquia vencer a seleção búlgara, a decisão ficará para o confronto direto na última rodada.
-
Portugal
A equipe liderada por Cristiano Ronaldo precisa vencer a Irlanda na próxima rodada das Eliminatórias para comemorar a classificação antecipada sem mais preocupações. Em caso de empate, basta a Hungria não vencer a Armênia que a vaga direta também estará garantida.
-
Holanda
A seleção de Memphis Depay lidera o Grupo G com 16 pontos e poderá comemorar a classificação no Mundial já na próxima rodada. Para isso, basta uma vitória simples sobre a Polônia, que ocupa a segunda colocação com 13.
-
Bélgica
Mesmo liderando o Grupo J com 14 pontos, apenas um a mais que a Macedônia do Norte, os belgas têm um jogo a menos que os rivais diretos e, por isso, podem confirmar a vaga direta no Mundial já na próxima rodada. Para isso, basta uma vitória simples sobre o Cazaquistão.