Valcke pede atenção com Arena da Baixada: "não há um minuto a perder"

10 out 2013 - 14h31
(atualizado às 15h05)
Valcke lembrou que Fifa precisa dos estádios para adaptações que visam a Copa 2014
Valcke lembrou que Fifa precisa dos estádios para adaptações que visam a Copa 2014
Foto: Getty Images

A Arena da Baixada ultrapassou a Arena Corinthians como o estádio que mais preocupa a Fifa às vésperas da Copa do Mundo de 2014. Depois de paralisação em obras por cinco dias, o estádio de Curitiba teve os trabalhos retomados na última terça e foi o assunto comentado por Jérome Valcke nesta quinta. Para o secretário-geral da Fifa, há muito o que fazer nas próximas semanas para que o Atlético-PR consiga cumprir os 20% restantes para a conclusão das obras. Valcke ainda falou sobre os problemas no gramado do Estádio Mané Garrincha, em Brasília. 

Publicidade

"É um dos estádios onde há trabalho a se fazer, e ele está sendo monitorado de maneira permanente pelo COL. Temos pessoas que vão lá regularmente para se encontrar com os responsáveis por estádio, gramado e entorno. Não há um minuto a perder agora para que o estádio fique pronto à Copa", opinou Valcke no Rio de Janeiro, na sede do COL, no Riocentro.

De acordo com o dirigente, que elogiou o andamento das obras em São Paulo, a Fifa tem pressa para que a Arena da Baixada esteja disponível para as adaptações do Mundial. "A questão não é estar pronto ou não. Eles ficarão prontos para a Copa do Mundo. A questão é quando ele estará disponível para instalarmos os equipamentos necessários. Por isso deve ser acelerado". 

Veja como estava Arena da Baixada antes da obra ser suspensa
Video Player

Valcke também falou sobre os problemas com o gramado do Mané Garrincha, estádio mais caro da Copa do Mundo e inaugurado no primeiro semestre para a Copa das Confederações. As condições de jogo têm sido item constante de reclamação durante o Campeonato Brasileiro e também foram questionadas em setembro, no amistoso Brasil x Austrália. O secretário da Fifa também falou sobre shows e outros eventos na capital federal.

Publicidade

"Muitas seleções e muitos jogadores estão acostumados a jogar no gramado de melhor qualidade, na Europa certamente. A qualidade do gramado não é como o esperado em Brasília, esperamos que melhore. Não é uma crítica, é um fato. Estamos em outubro, a Copa será daqui 245 dias, temos muito tempo para certificar de que esteja bom até lá. É também para garantir que não haja eventos que não são de futebol, que possam destruir o gramado", reclamou.

O CEO do COL da Copa de 2014, Ricardo Trade, reafirmou que os estádios vão ser entregues à Fifa em dezembro e fechados para qualquer tipo de competição 21 dias antes da respectiva estreia na Copa do Mundo.

"Todos os estádios e federações já estão avisadas disso e não teremos problemas. Cada estádio deverá receber dois jogos-teste até a Copa: um em janeiro e outro entre abril e maio. Mas devem seguir recebendo jogos dos Estaduais e dos campeonatos nacionais", disse Trade.

Evento em Florianópolis para fevereiro

Jérome Valcke aproveitou para anunciar um workshop para o mês de fevereiro, no Costão do Santinho, em Florianópolis. O objetivo é juntar as 32 seleções classificadas para tratar de logística, organização e segurança. Farão parte a Fifa, os governos locais e o Comitê Organizador. O evento será entre 18 e 20 de fevereiro.

Publicidade
Fonte: Terra
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações