Contra violência, ministros propõem cadastro de torcedores e perda de pontos

12 dez 2013 - 14h24
(atualizado às 15h26)
<p>Depois da briga, Aldo Rebelo passou a pedir o cadastro único de torcedores envolvidos em brigas nos estádios</p>
Depois da briga, Aldo Rebelo passou a pedir o cadastro único de torcedores envolvidos em brigas nos estádios
Foto: Ueslei Marcelino / Reuters

Depois da briga chocante em Joinville, no jogo entre Vasco e Atlético-PR, pelo Campeonato Brasileiro, dois ministros brasileiros se reuniram nesta quinta-feira para discutir o tema. Aldo Rebelo, do Esporte, e Eduardo Cardozo, da Justiça, apresentaram propostas para promover a paz nos estádios. Eles querem um novo cadastro de torcedores e também punir clubes com perdas de pontos.

A reunião aconteceu em Brasília e contou também com representantes do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), do Conselho Nacional do Ministério Público e do Conselho Nacional de Justiça e da Confederação Brasileira de Futebol. Depois de conversarem, eles anunciaram as propostas em uma entrevista coletiva e também no Twitter.

Publicidade

Assim como Aldo já tinha manifestado anteriormente, uma medida essencial para melhor segurança nos estádios é fazer a unificação dos procedimentos de segurança, principalmente no que diz respeito ao cadastro de torcedores brigões.

Os ministros querem que todos estádios tenham conhecimento sobre as punições dadas a essas pessoas. No caso da briga de torcedores de Atlético-PR e Vasco, por exemplo, foi identificado que um dos agressores esteve tanto na confusão com corintianos, em Brasília, quanto no confronto em Joinville. Com o cadastro unificado, isso não aconteceria. Além disso, o Estatuto do Torcedor prevê que o frequentador de estádio que infringir a lei não possa regressar à qualquer arena, conforme o disposto no artigo 13-A.

Ministro cobra presença da PM no estádio para inibir violência
Video Player

Outra proposta atinge diretamente os clubes. Os ministros querem que, "além de pagar multa, os clubes tenham punição técnica em caso de violência nos estádios", divulgou o Twitter do Ministério do Esporte, afirmando ainda que "a punição técnica pode representar perda de pontos nos campeonatos em casos de violência".

Para isso, será enviada uma proposta à CBF e ao Conselho Nacional de Esporte, que passará por análise. A redação do Estatuto do Torcedor não deixa dúvida sobre quem deve zelar pela integridade física do torcedor: "a responsabilidade pela segurança do torcedor em evento esportivo é da entidade de prática desportiva detentora do mando de jogo e de seus dirigentes", conforme escrito no artigo 14.

Publicidade

A briga tem desencadeado uma série de protestos e pode causar punições aos dois clubes. O Vasco, que pode perder o mando de campo em até 20 partidas, entrou com recurso para ganhar os pontos do jogo - em campo a partida foi 5 a 1 para os paranaenses. O clube carioca alega que o duelo não poderia ter ficado paralisado por 71 minutos. Caso o STJD aprove esse recurso, o Vasco se salvará do rebaixamento.

Dinamite lamenta confusão e tenta salvar Vasco da degola
Video Player

Já o Atlético-PR, que tinha o mando de campo da partida, pode perder 20 mandos também, já que a torcida organizada Os Fanáticos é reincidente em brigas na temporada - já tinha feito um confronto contra torcedores do Coritiba em clássico disputado no Campeonato Brasileiro deste ano.

Fonte: Terra
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações