O Botafogo visitou o Nacional Potosí, da Bolívia, no Estádio Victor Agustín Ugarte nesta quarta-feira, 18, e perdeu por 1 a 0, em duelo válido pela ida da segunda rodada da Pré-Libertadores. O gol dos mandantes foi marcado por Baldomar.
Com o resultado, o Fogão precisa vencer o jogo de volta por pelo menos dois gols de diferença. Enquanto o triunfo por um gol leva a partida para as penalidades, qualquer outro resultado garante a classificação do Nacional Potosí.
O confronto de volta, que será disputado no Estádio Nilton Santos, está marcado para o dia 25 de janeiro, às 21h30 (de Brasília). O vencedor deste jogo enfrentará na próxima rodada o classificado de Barcelona de Guayaquil x Argentinos Juniors.
Mesmo com a altitude de quase 4 mil metros, o Botafogo fez um primeiro tempo competitivo. O Nacional Potosí começou melhor, abusou dos chutes de fora da área e acertou a trave com Baldomar, mas o time carioca cresceu nos contra-ataques, levou perigo com Barrera e Newton e teve a chance mais clara com Matheus Martins, que saiu cara a cara com Galindo, mas finalizou para fora.
O segundo tempo começou com o Nacional Potosí abrindo o placar logo no primeiro minuto, com Baldomar desviando de cabeça após cruzamento pela esquerda, e mantendo a pressão com novas chegadas perigosas.
O Botafogo respondeu e teve a grande chance do empate quando Montoro acertou a trave praticamente sem goleiro, além de finalizar com perigo em chute de Newton e falta de Alex Telles, enquanto os donos da casa seguiram levando perigo até o fim.