Alianza Lima em crise: acusação de abuso e agressão da torcida

22 jan 2026 - 20h16

O Alianza Lima vive um dia turbulento dentro e fora de campo. O clube peruano anunciou nesta quinta-feira, 22, o afastamento por tempo indeterminado de Carlos Zambrano, Miguel Trauco e Sergio Peña, após denúncias de abuso sexual feitas por uma mulher argentina de 22 anos. Ao mesmo tempo, torcedores invadiram o centro de treinamento da equipe e, segundo a imprensa local, agrediram os jogadores Paolo Guerrero e Luis Advíncula durante protestos contra a crise que atinge o elenco.

Paolo Guerrero durante jogo do Alianza Lima
Paolo Guerrero durante jogo do Alianza Lima
Foto: ( Getty Images) / Sportbuzz

Em nota oficial, o Alianza confirmou a suspensão dos três atletas e a abertura de processos disciplinares internos, além de se colocar à disposição das autoridades: "O clube suspendeu por tempo indeterminado os jogadores envolvidos da equipe principal e iniciou processos disciplinares contra eles, de acordo com nossos regulamentos internos. Nossa instituição manifesta sua total disposição em cooperar com as autoridades enquanto as investigações correspondentes estiverem em andamento".

Publicidade

De acordo com o jornal argentino A24, a denunciante relatou à polícia de Buenos Aires que conheceu Zambrano e foi convidada a visitá-lo em um hotel durante a pré-temporada do Alianza Lima em Montevidéu. Segundo o depoimento, Trauco e Peña chegaram posteriormente ao local, e os três teriam cometido agressão sexual.

A vítima afirmou ter retornado imediatamente à Argentina em estado de choque, onde registrou a denúncia. A polícia recolheu roupas e exames médicos e abriu investigação sobre o caso.

A repercussão da denúncia provocou forte reação da torcida. Ainda nesta quinta, torcedores invadiram o treino da equipe e discutiram com atletas. Veículos da imprensa peruana afirmam que Paolo Guerrero e Luis Advíncula foram agredidos durante o protesto, que teve clima de tensão e cobrança. O técnico Pablo Guede determinou o afastamento dos acusados e a diretoria prometeu colaborar com as investigações.

Miguel Trauco, Zambrano e Peña são nomes conhecidos do futebol peruano, com passagens pela seleção nacional. Trauco, inclusive, atuou no Flamengo e no Criciúma no futebol brasileiro. Guerrero, maior artilheiro da história da seleção peruana, também tem passagens por Corinthians, Flamengo e Internacional, enquanto Advíncula foi contratado recentemente para reforçar o elenco. Ele pertencia ao Boca Juniors.

Publicidade
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se