MotoGP: Fermín Aldeguer conquista a primeira vitória da carreira no GP da Indonésia

O piloto espanhol venceu pela primeira vez após realizar uma bela corrida. Acosta e Álex Márquez completam o pódio

5 out 2025 - 04h56
Fermín Aldeguer durante corrida sprint em Mandalika
Fermín Aldeguer durante corrida sprint em Mandalika
Foto: Reprodução / MotoGP

Na madrugada deste domingo (05), Fermín Aldeguer conquistou sua primeira vitória na MotoGP e se tornou o segundo piloto mais jovem a vencer na categoria rainha, atrás apenas de Marc Márquez. O rookie, piloto da Gresini, conseguiu o feito após uma bela e intensa batalha com Pedro Acosta, triunfando e subindo ao lugar mais alto do pódio pela primeira vez. Pedro Acosta e Álex Márquez completam o pódio.

Como foi a corrida? 

Bezzecchi não largou bem novamente, assim como na sprint, e perdeu a liderança. Pedro Acosta rapidamente tomou a liderança, seguido de Luca Marini e Fermin Aldeguer. Durante a primeira volta, Bezzecchi teve um toque com Marc Márquez e ambos foram para o chão, com a corrida tendo acabado para ambos. O incidente será analisado pela direção de prova posteriormente. 

Publicidade

Segundo o centro médico, a queda causou uma pequena fratura na clavícula direita de Marc. O eneacampeão retornará à Espanha para realizar mais exames e o tratamento. 

Na terceira volta, Joan Mir caiu sozinho. Enquanto isso, no pelotão da frente, Aldeguer ultrapassou Marini e começou a diminuir a distância de Acosta, buscando assumir a liderança, mas o espanhol mantinha o bom ritmo. Na sétima volta, Fermín ultrapassou Acosta e ficou com o primeiro lugar após uma ultrapassagem limpa. Na volta seguinte, o piloto da KTM devolveu a ultrapassagem, mas o rookie da Gresini não deu o braço a torcer, ultrapassando Acosta novamente.

A situação ruim da Ducati na Indonésia

O dia que já não estava muito bom para a Ducati após a queda de Marc e a baixa posição de Pecco na tabela, piorou. Na nona volta, o bicampeão italiano caiu no setor 1, piorando a situação da equipe italiana neste fim de semana.

Na décima volta, Marini e Acosta protagonizaram uma bela disputa pelo segundo lugar. O italiano conseguiu a posição, mas logo em seguida foi ultrapassado por Acosta, que retomou o lugar. Duas voltas depois, Marini conseguiu ultrapassar Acosta novamente, mas o espanhol lutou pela posição, ultrapassando o italiano de volta. Enquanto isso, Aldeguer abria mais de quatro segundos de vantagem. 

Publicidade

Raul aproveitou o erro de Marini e tomou a terceira posição, lutando para conseguir manter a posição contra o italiano, teve um leve toque com Marini e perdeu alguns milissegundos, vendo Alex Rins realizar uma ultrapassagem dupla sobre ambos. 

Na décima nona volta, Rins conseguiu tomar a segunda posição de Acosta, que lutou para retomar a posição mas não obteve sucesso. Álex Márquez ultrapassou Raul e, com seu bom ritmo, começou a se aproximar de Acosta, buscando o pódio e conseguiu a ultrapassagem três voltas depois. O piloto da Gresini ultrapassou Rins na volta seguinte, assumindo a segunda posição. 

Sem ter aparecido muito durante o decorrer da corrida, Brad Binder realizou uma dupla ultrapassagem sobre Alex Rins e Raul Fernandez, chegando ao quarto lugar. Jack Miller, por vez, acabou sofrendo uma queda no setor 4. Enquanto isso, Acosta disputava a segunda posição com Álex Márquez, com o piloto da KTM tendo êxito.

Fermín Aldeguer ultrapassou a linha de chegada sem dificuldades, já que estava a mais de nove segundos a frente dos demais. Esta foi a primeira vez que o rookie conseguiu esse feito, se tornando assim o segundo piloto mais novo a vencer uma corrida. 

Publicidade

A MotoGP volta às pistas no dia 17 de outubro para o GP da Austrália. 

Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se