Palco da F1, Interlagos divulga "dicionário" com gírias e nomes de curvas

19 nov 2013 - 15h05
(atualizado às 16h56)
<p>Fãs e leigos podem aprender expressões antes do Grande Prêmio do Brasil</p>
Fãs e leigos podem aprender expressões antes do Grande Prêmio do Brasil
Foto: Getty Images

Os responsáveis pelo Autódromo de Interlagos, palco do Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1, divulgaram uma curiosa iniciativa nesta terça-feira, a cinco dias da prova: está disponível no site do circuito o Pequeno Dicionário de Expressões e Gírias Automobilísticas, para que fãs e leigos fiquem a par do linguajar adotado nas pistas e fora delas durante as corridas.

Com um vocabulário bastante particular, o automobilismo adota vários termos em inglês, além de expressões e gírias próprias. Assim como fãs de futebol, vôlei, basquete e tênis têm expressões próprias, o esporte a motor também usa termos de circulação interna – tais como "braço duro", "fritada" ou "casco".

Publicidade

O site leva ainda a explicação para o nome de cada uma das curvas do circuito, como Bico de Pato, Laranjinha e S do Senna. "Interlagos é um circuito com inúmeras histórias e cada curva tem um detalhe diferente, o que o torna ainda mais especial", explicou Marcelo Rehder, presidente da Empresa de Turismo e Eventos da Cidade de São Paulo (SP Turis).

Rehder dá o exemplo da própria Curva do Laranjinha. "A maioria das pessoas já conhece as curvas pelo nome, porém, nem todos sabem a verdadeira origem desses apelidos. A Curva do Laranjinha é chamada assim por ser um trecho difícil da pista, onde os pilotos inexperientes de antigamente erravam ao tentar contornar e eram apelidados de laranjas", contou.

Fonte: Terra
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações