Os fãs de Fórmula 1 estão ansiosos para a temporada de 2025, e algumas mudanças importantes prometem impactar o campeonato. Uma delas ganhou força após o Grande Prêmio de Singapura de 2024. Confira:
Refrigeração dos pilotos
Para corridas com temperaturas acima de 30°C, a organização poderá declarar "ameaça de calor", obrigando as equipes a implementar sistemas extras de resfriamento dentro do cockpit.
A solução será o uso de coletes antichamas equipados com líquidos frios ou substâncias congeladas, ajudando a manter a temperatura corporal dos pilotos sob controle.
Essa nova exigência afetará o peso dos carros:
Treinos livres e classificatórios: acréscimo de 2 kg
Corridas e sprints: acréscimo de 5 kg
Mais oportunidades para novatos
Desde 2022, as equipes são obrigadas a utilizar um piloto novato em dois treinos livres por temporada. Em 2025, esse número dobrará: cada equipe terá que oferecer quatro oportunidades a novatos, substituindo os titulares em duas sessões ao longo do ano.
Mudanças no DRS
A FIA decidiu reforçar as regras sobre as asas traseiras e o uso do DRS para impedir a criação de sistemas alternativos, como o chamado "miniDRS", que reduzia o arrasto aerodinâmico em áreas onde o DRS convencional não pode ser ativado.
A partir de 2025, o sistema será mais rígido: o DRS poderá estar apenas aberto ou fechado, sem opções intermediárias. Além disso, a FIA segue avaliando restrições adicionais para as asas dianteiras e traseiras, com mudanças na asa dianteira previstas para o GP da Espanha.
Regras mais rígidas para testes com carros antigos (TPCs)
Os Testes com Carros Anteriores (TPCs) continuarão, mas com novas limitações:
Os carros usados precisarão ter, no mínimo, dois anos de idade (modelos de 2023 ou mais antigos).
Cada equipe terá um máximo de 20 dias de testes por ano.
Cada piloto poderá participar de, no máximo, 4 dias de testes.
O limite de quilometragem por piloto será de 1.000 km.
A restrição visa evitar que as equipes utilizem esses testes para desenvolver componentes novos. No entanto, testes de pneus e eventos promocionais com os carros atuais continuarão permitidos.
Classificação em condições de chuva
O GP de São Paulo de 2024 trouxe desafios com chuva intensa, adiando a classificação para domingo. Para evitar situações semelhantes, a FIA introduziu novas regras para 2025:
Se a classificação não puder ser realizada, o grid de largada será definido com base na classificação do Mundial de Pilotos.
Para desempates nas fases finais da classificação (Q2, SQ2, Q3 e SQ3), a ordem será determinada pela sessão anterior. Por exemplo, no Q2, o resultado do Q1 servirá como critério.
Testes de pós-temporada em Abu Dhabi
O tradicional teste de Abu Dhabi terá um novo formato em 2025. Cada equipe contará com dois carros na sessão:
Carro para novatos, seguindo o modelo já existente.
"Carro-mula", dedicado a testes específicos.
O carro-mula será utilizado para avaliar os novos pneus de 2026, que terão características diferentes dos compostos usados em 2025. Essa mudança faz parte da adaptação ao novo regulamento técnico da temporada seguinte.
Fim do ponto extra pela volta mais rápida
Entre 2019 e 2024, a Fórmula 1 concedia um ponto extra ao piloto que fizesse a volta mais rápida da corrida, desde que ele terminasse entre os dez primeiros colocados.
Essa regra permitiu diversas estratégias, como pilotos em posições intermediárias colocando pneus macios nas últimas voltas para tentar conquistar o ponto extra. Também houve casos de pilotos fora do top 10 fazendo o mesmo, com o objetivo de tirar o ponto que poderia ir para um adversário direto.
Contudo, devido à controvérsia em torno dessa estratégia, os dirigentes decidiram abolir o ponto extra pela volta mais rápida a partir de 2025.