Lando Norris voltou a vencer na Fórmula 1 e recebeu elogios de peso após o Grande Prêmio da Holanda. Depois de conquistar o triunfo em Zandvoort, o piloto da McLaren foi apontado por Andrea Stella, chefe da equipe, como alguém que atualmente está pilotando em “nível de campeão mundial”.
A vitória foi a segunda consecutiva de Norris em Grandes Prêmios, depois do triunfo na Hungria. Em Zandvoort, porém, o britânico precisou trabalhar pela vitória: após a segunda largada parada, ficou atrás de Kimi Antonelli, mas conseguiu encontrar mais desempenho com os pneus duros e se aproximou do piloto da Mercedes.
Norris aproveitou a oportunidade e realizou uma ultrapassagem decisiva sobre Antonelli, com Lewis Hamilton ainda à frente e fora de posição por ter permanecido na pista por mais tempo antes de realizar sua parada.
Para Stella, a atuação mostrou a capacidade de Norris de encontrar desempenho mesmo em condições complicadas.
“Acho que Lando está pilotando e atuando em um nível muito alto, em termos absolutos, em relação a ser campeão mundial de Fórmula 1”, afirmou o chefe da McLaren.
Stella também destacou a evolução apresentada pelo piloto ao longo de sua trajetória na categoria.
“Ele está pilotando no nível de um campeão mundial e, como sempre digo sobre o Lando, o que mais gosto na trajetória dele na Fórmula 1 é que ele continua melhorando.”
O italiano apontou ainda que Norris tem se destacado especialmente em situações nas quais o carro apresenta pouca aderência e tende a escorregar. Segundo Stella, o britânico consegue extrair desempenho do carro mesmo quando as condições não são ideais.
A evolução recente da McLaren também tem sido importante. Depois de um início de temporada complicado, a equipe conseguiu reagir com uma série de atualizações introduzidas a partir do GP da Hungria. Desde então, Norris venceu dois Grandes Prêmios e um Sprint.
Mesmo com a sequência positiva, Stella evitou fazer previsões sobre a disputa pelo título. Norris ainda está 83 pontos atrás de Kimi Antonelli na classificação do campeonato.
“Queremos focar em uma corrida de cada vez. Não há muito mais que se possa influenciar além de maximizar o que vem a seguir”, explicou Stella.