F1: Charles Leclerc não aposta em vitória ou pódio em Mônaco

Há um ano atrás ele vencia a sua corrida em casa e agora não aposta em uma possível vitória ou pódio na luxuosa Mônaco.

22 mai 2025 - 17h48

Em 2024, Charles Leclerc finalmente realizou o sonho de vencer em casa e conquistou sua tão esperada vitória no GP de Mônaco — foi também a primeira vez que subiu ao pódio no principado. No entanto, um ano depois, o cenário mudou bastante. Durante a coletiva no dia oficial de mídia, nesta quinta-feira, Leclerc falou sobre suas expectativas e as chances de repetir o feito.

Charles Leclerc durante fanzone com a Ferrari
Charles Leclerc durante fanzone com a Ferrari
Foto: Reprodução

Não foi surpresa quando o piloto da casa demonstrou certo desânimo ao ser questionado sobre a possibilidade de nova vitória em Mônaco.

Publicidade

"Se você quer uma resposta honesta, então é baixa", afirmou. "Infelizmente, nosso carro não tem se destacado em curvas de baixa velocidade — e aqui em Mônaco é só isso que existe."

Apesar de reconhecer que, no papel, essa não parece ser uma das pistas mais promissoras para a Ferrari, Leclerc ainda alimenta alguma esperança. “Mônaco é tão único, tão diferente de qualquer outro circuito da temporada, que talvez possamos ser surpreendidos positivamente quando colocarmos o carro na pista amanhã — e é isso que eu espero.”

Caso a performance do carro surpreenda, Leclerc espera estar na briga no sábado, já que a classificação continua sendo a parte mais decisiva do fim de semana. “Mas, olhando friamente, vai ser difícil.”

Entre 2021 e 2022, Leclerc teve boas chances de vitória no principado, mas acabou frustrado por problemas técnicos e erros nos pit stops. Nessas temporadas, a Ferrari não tinha o melhor carro — o que só reforça a ideia de que em Mônaco, onde qualquer mínimo erro pode comprometer tudo, o talento ainda pode fazer a diferença.

Publicidade

É essa imprevisibilidade que alimenta a esperança de Leclerc por um novo momento especial.

“Houve anos em que ninguém esperava que eu largasse na pole e, ainda assim... quando você sente que não tem nada a perder, acaba se arriscando um pouco mais, enquanto os outros estão mais cautelosos no Q3. Foi o que aconteceu em 2021 — mesmo com uma temporada difícil, conseguimos a pole aqui”, relembrou.

“Tenho esperança de que possamos reviver o que aconteceu no ano passado. Voltar a este paddock ainda é algo muito recente para mim. Da última vez que estive aqui, venci. Foi um momento muito especial.”

Charles Leclerc durante vitória em Mônaco 2024
Foto: Reprodução / Scuderia Ferrari

Leclerc sabe que, para sonhar com um novo pódio em casa, será fundamental contar com a Ferrari para trabalhar bem ao longo das três sessões de treinos livres e entender como tirar o máximo do carro em uma única volta.

"Existe uma motivação enorme para tentar nos surpreender positivamente", afirmou. "Essa motivação vai durar até domingo. Mas é quando chega a corrida e você percebe que o carro não tem ritmo que a frustração começa a bater. De qualquer forma, não importa o que aconteça: sempre darei o meu melhor."

Publicidade
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações