F1: Barcelona deve renovar contrato até 2032 e revezar com Spa, diz site

O possível acordo prevê corridas em anos alternados a partir de 2028, em meio à reorganização do calendário europeu da categoria.

17 dez 2025 - 08h51
Circuito da Catalunha
Circuito da Catalunha
Foto: Divulgação / CAT

Após meses de negociações, o Circuito de Barcelona-Catalunha garantiu a permanência no calendário da Fórmula 1 até 2032. O acordo prevê que a segunda etapa na Espanha (que também terá etapa fixa em Madri) seja realizada em anos alternados, revezando com o GP da Bélgica, disputado em Spa-Francorchamps.

Segundo apuração do site espanhol La Vanguardia, o novo contrato com a Formula One Management (FOM) ainda precisa ser assinado oficialmente, mas já está alinhado para as temporadas de 2028, 2030 e 2032. Com isso, Barcelona chegará a pelo menos 42 temporadas recebendo a categoria, desde a inauguração do circuito, em 1991. A partir de 2026, a corrida passará a se chamar GP de Barcelona-Catalunha, com estreia marcada para os dias 12 a 14 de junho. Essa mudança também encerra uma sequência histórica: até 2025, o circuito terá sediado a Fórmula 1 de forma ininterrupta por 36 edições.

Publicidade

De acordo com fontes próximas às negociações, Barcelona deverá pagar uma taxa anual próxima de 28 milhões de euros para sediar a prova, valor alinhado à política de reajustes aplicada pela Liberty Media, promotora do campeonato. O revezamento entre Barcelona e Spa inaugura um novo modelo de rotações entre circuitos europeus históricos. Essas mudanças fazem parte de uma reformulação gradual da presença europeia na Fórmula 1. Madrid, por exemplo, garantiu um contrato fixo de dez temporadas consecutivas entre 2026 e 2035. Já o GP da Holanda será substituído temporariamente pelo GP de Portugal, em Portimão, nas temporadas de 2027 e 2028.

Atualmente, o calendário da Fórmula 1 está limitado a 24 corridas por temporada, sem previsão de expansão. Segundo Stefano Domenicali, presidente e CEO da F1, cerca de um terço das provas seguirá concentrada na Europa. No momento, dez circuitos europeus possuem contrato vigente com a categoria.

Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se