Nesta terça-feira, 16, a Fórmula 1 anunciou, por meio das redes sociais, um acordo para o retorno do Grande Prêmio de Portugal para o calendário da categoria. O Autódromo Internacional do Algarve, em Portimão, voltará a receber corridas em 2027 e 2028.
"Estou muito feliz em ver Portimão retornar ao calendário da Fórmula 1 e em ver o esporte continuar a despertar a paixão da nossa incrível torcida portuguesa. O circuito proporciona emoção na pista desde a primeira curva até a bandeirada final, e sua energia tira os fãs dos assentos. O interesse e a demanda para sediar um Grande Prêmio de Fórmula 1 estão no nível mais alto de todos os tempos. Estou ansioso para voltarmos a trabalhar juntos e garantir que Portimão retorne ao calendário de forma marcante", disse Stefano Domenicali, presidente e CEO da Fórmula 1.
BREAKING: Formula 1 to return to Portugal in 2027 and 2028
As part of a two-year agreement, the Autódromo Internacional do Algarve will be back on the F1 calendar! #F1 pic.twitter.com/WnYIY37jSr
— Formula 1 (@F1) December 16, 2025
Grande Prêmio de Portugal
A primeira edição do Grande Prêmio de Portugal de Fórmula 1 aconteceu em 1958, ainda no Circuito Urbano de Boa Vista, no Porto. O britânico Stirling Moss, piloto da Vanwall, foi o vencedor. Em 1959, a prova foi disputada no Circuito de Monsanto, em Lisboa. No ano seguinte, a corrida retornou para Boa Vista.
Em seguida, o GP de Portugal passou um longo período fora do calendário da Fórmula 1. A prova retornou ao circuito em 1984 e permaneceu até 1996, no Autódromo de Estoril. Inclusive, foi local da primeira vitória de Ayrton Senna na categoria, em 1985.
As últimas duas edições do Grande Prêmio de Portugal aconteceram em 2020 e 2021, em meio ao contexto da pandemia de Covid-19, já em Portimão. Lewis Hamilton venceu as duas provas. Além disso, na última prova no circuito, o britânico bateu o recorde de vitórias de Michael Schumacher na Fórmula 1.
Por fim, em 2027, o GP de Portugal deve substituir o Grande Prêmio da Holanda, que vai deixar o circuito ao final da próxima temporada.