A premiação oficial da temporada 2025 da Fórmula 1, organizada pela FIA, acontece nesta sexta-feira, 12, em Tashkent, no Uzbequistão, mas sem a presença de um dos principais protagonistas do ano. Max Verstappen, tetracampeão mundial, apresentou um problema de saúde e não compareceu ao evento de gala.
De acordo com o jornal holandês De Telegraaf, o piloto da Red Bull vem lidando com sintomas gripais desde o encerramento da temporada, no GP de Abu Dhabi, disputado no último fim de semana. Por conta do quadro, Verstappen optou por não viajar ao Uzbequistão, decisão comunicada à FIA como motivo de força maior.
Pelo regulamento da entidade, os três primeiros colocados do Mundial de Pilotos são obrigados a comparecer à cerimônia de premiação. A ausência só é aceita em situações excepcionais, como questões médicas, cenário que se aplica ao holandês. Assim, Verstappen receberá seu troféu de forma posterior, em data ainda a ser definida.
Sem o campeão, a noite ficará marcada pela entrega oficial dos prêmios a Lando Norris e Oscar Piastri, primeiro e terceiro colocados do campeonato, respectivamente.
Mesmo ausente, Verstappen segue em evidência na premiação. O piloto está indicado ao prêmio de "Ação do Ano", graças à ultrapassagem sobre Piastri no GP da Itália, uma das manobras mais comentadas do campeonato.
Com o encerramento oficial da temporada e dos testes de pós-campeonato, a Fórmula 1 entra agora em período de férias. As atividades retornam no fim de janeiro, com testes privados em Barcelona, antes da pré-temporada oficial no Bahrein, em fevereiro.
Norris dispara após críticas a Hamilton e Verstappen
No último domingo, 7, Lando Norris conquistou seu primeiro título Mundial de Fórmula 1 após o Grande Prêmio de Abu Dhabi, última etapa do ano. Depois da corrida, o piloto da McLaren aproveitou para se desculpar sobre alguns comentários feitos em relação a Max Verstappen e Lewis Hamilton.
"Eu sei que às vezes digo algumas coisas estúpidas, que eu digo algumas coisas sobre o Max, ou posso ter dito algumas coisas no passado que todo mundo fala, sobre o Lewis. De algumas coisas eu me arrependo e gostaria de poder retirar. Gostaria que nunca tivessem saído da minha boca", disse Lando Norris em entrevista coletiva.