F1: Aston Martin Safety Car do polêmico GP de Abu Dhabi de 2021 está a venda

Aston Martin Vantage marcou a controversa definição do título mundial da Fórmula 1 em 2021

21 fev 2026 - 12h17
Aston Martin durante o GP de Abu Dhabi de 2021
Aston Martin durante o GP de Abu Dhabi de 2021
Foto: Divulgação / F1

O Aston Martin Vantage que atuou como safety car de forma polêmica na decisão do título entre Max Verstappen e Lewis Hamilton em 2021, está à venda no Reino Unido por cerca de £599.990, valor que ultrapassa 4 milhões de reais.

O recente anúncio de que a marca deixará de fornecer carros de segurança para a Fórmula 1 tornará o Aston Martin Vantage ainda mais colecionável. Pelo valor pedido, o comprador levará o icônico Vantage com os autógrafos dos pilotos da equipe na F1, Fernando Alonso e Lance Stroll.

Publicidade

O carro estreou como carro de segurança no GP do Bahrein de 2021, junto com a volta da marca ao grid da Fórmula 1. Equipado com motor V8 biturbo 4.0 da Mercedes-AMG, pintura verde Podium, kit aerodinâmico exclusivo e barra de luzes de alta visibilidade, o modelo recebeu adaptações internas com sistemas de comunicação e cronometragem para uso de Bernd Mayländer durante as provas.

Três unidades do Vantage foram preparados para atuar oficialmente como safety car na F1, sendo o “SC02”, de chassi N00045, o segundo dos dois oferecidos para venda a particulares. Utilizado em 20 etapas da categoria entre 2021 e 2023, o veículo percorreu mais de 4 mil quilômetros em atividade oficial.

No entanto, um dos momentos mais controversos da história recente da categoria envolve justamente o SC02. No Grande Prêmio de Abu Dhabi de 2021, quando o safety car foi acionado após o acidente de Nicolas Latifi, o então diretor de prova, Michael Masi, autorizou que apenas os carros de Hamilton e Verstappen recuperassem a volta perdida. Resultando em uma relargada na última volta, valendo tanto a vitória quanto o título mundial, que acabou nas mãos do piloto da Red Bull.

Até hoje, o episódio é um dos mais debatidos da era moderna da Fórmula 1, e o SC02 permanece eternamente ligado ao desfecho polêmico daquela temporada histórica.

Publicidade
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações