Fórmula 2: Rafael Câmara é novamente o mais rápido

Último dia de testes de pré-temporada é marcado por ajustes finais antes do início da temporada na Austrália

20 fev 2026 - 13h49
Foto: F2

Após três dias de testes, foi encerrada nesta quinta-feira (19) a pré-temporada da Fórmula 2. As atividades serviram para que equipes e pilotos se preparassem para a temporada 2026, por meio de simulações de corrida, voltas rápidas e ajustes nos carros.

Com diferentes programas ao longo do dia, as duas sessões ajudaram a acertar os últimos detalhes antes da abertura da F2 em Melbourne.

Publicidade

Manhã

Com foco claro em simulações de classificação, a sessão matutina começou com a Campos Racing na liderança, primeiro com Noel León e depois com Nicola Tsolov. À medida que a pista evoluía e atingia a condição ideal para voltas rápidas, outros pilotos também passaram a figurar entre os primeiros, como Laurens van Hoepen (Trident), Gabriele Minì (MP Motorsport) e Colton Herta (Hitech).

Até que Rafael Câmara (Invicta Racing) entrou na pista e registrou 1min23s252, o melhor tempo de toda a pré-temporada. O brasileiro superou a marca que ele próprio havia estabelecido no dia anterior e consolidou o forte desempenho da Invicta ao longo dos três dias.

Houve, no entanto, algumas interrupções. Os dois pilotos da Van Amersfoort Racing, Nicolas Varrone e Rafael Villagómez, provocaram bandeiras vermelhas após escaparem na curva final em momentos distintos da sessão, enquanto León também causou uma paralisação momentânea ao parar na pista.

Publicidade

Câmara encerrou a manhã na liderança, seguido por León e Tsolov. Van Hoepen e Minì completaram o top 5, enquanto Herta, Mari Boya (PREMA Racing), Ritomo Miyata (Hitech), Dino Beganovic (DAMS Lucas Oil) e Tasanapol Inthraphuvasak (ART Grand Prix) fecharam os dez primeiros.

Tarde

Na parte da tarde, em vez de priorizar voltas rápidas, as equipes optaram por encerrar o dia focando no ritmo de corrida, com stints extensos, simulações longas e práticas de pit stops. Kush Maini (ART Grand Prix) começou liderando a sessão, seguido por Inthraphuvasak e Alexander Dunne (Rodin Motorsport). Câmara também chegou a liderar momentaneamente no início, mas os tempos refletiam mais consistência do que performance absoluta.

Sem muita ação, conforme a sessão avançava para a última hora, a AIX Racing passou a se destacar com Cian Shields, que fez o melhor tempo da tarde, 1min26s269. Noel León ainda reduziu a diferença para apenas 0s039, garantindo a segunda posição e mostrando a força da Campos às vésperas da estreia.

O brasileiro Emerson Fittipaldi Jr. (AIX Racing), que havia terminado em 19º pela manhã, encerrou a sessão vespertina na terceira posição. Câmara finalizou em 9º, após uma sequência consistente de voltas.

Publicidade

Nos minutos finais, ainda houve uma breve bandeira vermelha causada por Laurens van Hoepen, que parou na reta principal.

Com a última bandeira quadriculada da semana, a pré-temporada da Fórmula 2 chegou oficialmente ao fim. Agora, todas as atenções se voltam para a abertura do campeonato, que acontece entre os dias 6 e 8 de março, em Melbourne, na Austrália.

Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações