A Audi enfrentou dificuldades no primeiro dia de testes de pré-temporada da Fórmula 1 2026. Nesta segunda-feira, 26, Gabriel Bortoleto precisou parar o R26 ainda no período da manhã e não voltou à pista por precaução. O motivo da falha não foi detalhado pela equipe, que trata o caso como um problema técnico.
O chefe da equipe, Jonathan Wheatley, afirmou que o time vai analisar o ocorrido com cuidado antes de retomar o programa: "Tivemos um problema técnico com o carro — percebemos e decidimos desligá-lo na pista. Ainda teremos muitos testes este ano e queríamos realmente entender a falha, por isso vamos analisar tudo cuidadosamente. Estamos apenas preparando o bólido e veremos como estarão as condições climáticas amanhã para decidir se conseguiremos correr".
Com o incidente, a Audi encurtou o dia de atividades e não retornou à pista no período da tarde. A melhor volta de Gabriel Bortoleto foi em 1m25s296, que o colocou na oitava posição, com 27 giros completados ao longo da sessão.
Há previsão de chuva para o segundo dia de testes em Barcelona, na Espanha, o que pode ser impactante para o planejamento das equipes. Jonathan Wheatley destacou que a situação deve ser desafiadora para todos os times.
"Acho interessante porque, quando falamos da programação, todas as equipes enfrentam a mesma decisão. Primeiro, você tem as peças de reposição certas para poder ir à pista? Depois, como estará a condição climática?", explicou.
O dirigente também comentou o clima de sigilo entre as equipes durante a pré-temporada: "Tenho conversado com outros chefes de equipe — ninguém quer revelar o segredo. Eu também não! Mas tem sido muito interessante essa estratégia de fazer com que cada dia seja sobre quando você corre".
A Fórmula 1 segue com testes privados em Barcelona até a próxima sexta-feira, 30. Depois, os carros seguem para o Bahrein, onde acontecem mais duas sessões de pré-temporada, entre 11 e 13 de fevereiro e 18 e 20 de fevereiro.